Os veículos elétricos no Brasil vêm se tornando cada vez mais populares. Apesar do alto custo deles, a maior oferta desses modelos faz com que uma parte do público consumidor de veículos novos passe a considerá-los.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as 4.460 unidades comercializadas no mês de outubro representraram o terceiro melhor mês de comercialização de veículos eletrificados desde o início do acompanhamento pela associação, em janeiro de 2012.
Apesar disso, outubro apresentou uma queda de 30% em relação a setembro, que contou com 6.391 modelos eletrificados comercializados, um recorde absoluto até o momento.
Até outubro , foram 38.663 unidades de veículos eletrificados comercializados no país, superando em 10,5% a quantidade de veículos vendidos em todo o ano passado, e a expectativa da ABVE é que o mercado feche 2022 com crescimento entre 25 a 31%.
O mercado de veículos elétricos é o principal destaque do ano até aqui, e o acumulado do ano desse segmento chegou a 6.831 unidades, um aumento de 41% em relação aos números totais entre 2012 e 2021.
Agora, a frota de modelos 100% elétricos no Brasil é de 11.658 unidades, e segundo o presidente da ABVE , Adalberto Maluf , o crescimento reflete o crescimento da confiança do consumidor na expansão da infraestrutura de recarga no país.
“Diferentemente da percepção em contrário, o Brasil está avançando, sim, em infraestrutura pública de recarga de veículos elétricos. Pelos cálculos da ABVE, o Brasil já tem mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, e deveremos chegar a mais de 3 mil até o final de 2022.” afirmou Maluf.
O executivo ainda é otimista em relação ao futuro da infraestrutura de recarga no país:
“Segundo estimativa dos associados da ABVE, atingiremos a marca de 10 mil em três anos. O fato é que a infraestrutura de recarga está acompanhando a evolução do mercado de veículos elétricos plug-in no Brasil” concluiu.
Fabricantes como Toyota e Chery já oferecem híbridos Flex no país, e essa motorização é a mais popular entre os veículos eletrificados vendidos no país, sempre emplacando mais de 1000 unidades por mês, e somente em setembro foi superada pelos híbridos plug-in ( PHEV ).
No segmento dos veículos comerciais leves elétricos , a sazonalidade se fez presente. Em janeiro e fevereiro nenhuma unidade foi comercializada, mas junho sozinho foi responsável por mais da metade da quantidade de veículos emplacados até o momento em 2022.
Em outubro, esse segmento recebeu a Ford E-Transit para disputar espaço com modelos da Fiat , Peugeot , Citroën , JAC e BYD .