A Škoda é uma fabricante automotiva checa pouco conhecida no Brasil . Embora seus modelos não sejam vendidos por aqui há muito tempo, a empresa é bem conhecida na Europa, e pertence ao grupo Volkswagen , dentro do qual faz o papel de marca de entrada. Mas nem por isso ela dispensa novas tecnologias interessantes, exemplo da grade inteligente.
A empresa investiu em uma nova forma de comunicação entre carros e pedestres. Sua nova invenção pode prevenir muitos acidentes: uma grade que avisa se é seguro atravessar ou não. É como o velho sinal verde ou vermelho , a diferença é que o carro pode reforçar o papel da sinalização convencional. O mecanismo substitui a grade iluminada do SUV elétrico Enyaq iV's por outra mais sofisticada.
O sistema detecta que o carro está se aproximando de um cruzamento e, se for detectado que há pessoas esperando para atravessar, para completamente o veículo, momento no qual exibirá o clássico sinal verde , símbolo que é reconhecido mundialmente.
Depois dos pedestres atravessarem, o modelo troca o aviso por um vermelho e alerta que começou a se mover, sinalização que também pode ser acesa caso o automóvel entenda que não será possível parar de maneira segura.
É algo que incrementa a segurança dos silenciosos carros elétricos . Embora eles sejam capazes de emitir um ruído de alerta baixo, o fato é que nada substitui o alerta visual.
A fabricante ainda tem outro projeto que auxilia o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres: o robô IPA2X , um dispositivo que está sendo testado para auxiliar na travessia de crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Ele está sendo desenvolvido em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Praga, República Tcheca, e a Universidade Técnica de Munique, Alemanha.
Com mais de dois metros de altura, o robô funciona como um sinal de trânsito móvel, sendo capaz de ver por cima dos veículos estacionados na via. Ele monitora os arredores para saber se a travessia é segura e, além disso, é capaz de se comunicar com carros conectados.