A mobilidade elétrica é uma coisa transcendental, tanto em relação à eficiência energética quanto em mudanças de hábitos. Digo isso porque, apesar de termos veículos com muito mais torque, os motoristas de veículos elétricos possuem um hábito de condução muito mais tranquilo e estável para obter a maior eficiência energética possível.
O mais interessante é que a mobilidade elétrica criou uma tribo , tanto que é muito difícil algum motorista de veículo elétrico se sentir indiferente ao cruzar por outro veículo elétrico. Queremos conversar, trocar experiências e compartilhar informações.
Entretanto, não é atrás do volante que os maus condutores de veículos elétricos se revelam, e sim quando param para carregar . Traremos alguns mandamentos breves para que você não cometa esses pecados tão incômodos.
Não tomarás a vaga de carregamento
Lembre-se, não se trata de uma vaga de carro elétrico, trata-se de uma vaga para carregamento de veículo elétrico . Inclusive, já há uma definição no CONTRAN: “vaga de estacionamento exclusiva para veículos com tração elétrica, dotados de plug de carregamento e durante o período de recarga. Caso não atenda os três requisitos, poderá ser autuado como estacionamento em desacordo com a regulamentação da vaga.
Lembra-te do carro, para não esquecê-lo na vaga
Se já encerrou a carga, remova o veículo , pois provavelmente outras pessoas desejam utilizar o carregador. Se a recarga foi concluída e o carro permanece na vaga, você está cometendo a mesma infração indicada anteriormente..
Não cobiçarás o carregamento do teu próximo
Não foram poucos os relatos que já recebi onde a pessoa deixa o veículo carregando e alguém encerra o carregamento para poder utilizar o equipamento. Não importa o quão importante é para você carregar, a recarga do seu irmão também deve ser importante para ele .
Não matarás seu coleguinha
Infelizmente, há pessoas que não entenderam ainda que o local de carregamento é um ambiente de coletividade . Como tal, deveria prevalecer o espírito de comunidade. Entretanto, se alguma pessoa ainda não estiver dentro do espírito da mobilidade elétrica, sugiro se afastar. Não vale a pena criar atrito. Como diz aquela velha frase: “você prefere ter razão ou ser feliz?”.
Honra teu carregador
Mantenha o equipamento e o local organizado para o próximo usuário . Se encontrou o cabo acondicionado, deixe arrumado novamente, caso não, deixe organizado da mesma forma.
Não pressionarás o botão de emergência em vão
A recarga é concluída pelo app, por um botão específico na tela do carregador ou até mesmo pela chave do carro, mas não pelo botão de emergência. Não é que seu carro vai explodir se você pressionar o botão de emergência , mas provavelmente você esquecerá de liberá-lo novamente e o próximo usuário achará que o equipamento está fora de operação. Já fica a dica, caso a carga não inicie, verifique se o botão de emergência está pressionado.
Ame ao teu próximo como a si mesmo
Às vezes, nem estamos com tanta pressa ou não precisamos de uma carga completa . Por diversas vezes liberei o carregador ou dei a minha vez para alguém com maior necessidade. É assim que se vive uma sociedade colaborativa, um dia você ajuda, outro dia é ajudado.
Essas são algumas dicas de boas práticas de forma descontraída para que possamos criar um ambiente mais agradável para todos. Assim, é possível evitar conflitos desnecessários com outros usuários e até mesmo com o estabelecimento que concedeu o ponto de carregamento.
*Texto publicado em parceria com a Tupinambá Energia .