O principal mercado automotivo do mundo ganhou um novo exemplar 100% elétrico de baixo custo, o Baojun Yep , criado pela SAIC-General Motors, mas que não deve chegar para o mercado brasileiro.
Custando a partir de 79.800 yuans , ou R$ 56.254 em conversão direta, o micro SUV mede 3,38 metros de comprimento , 1,68 m de largura e 1,72 m de altura , com o entre-eixos de 2,11 metros . Seu comprimento é 30 cm menor do que o do Kwid, por exemplo .
Com estilo de quadradão de SUV raiz , mas com elementos mais arredondados e modernos, o Baojun Yep conta com apenas duas portas e a tampa traseira possui abertura lateral. O modelo pode transportar até quatro ocupantes e tem espaço de carga para até 715 litros - com os bancos traseiros rebatidos, claro.
Equipado com um motor elétrico traseiro de 50 kW ( 68 cv ) e torque máximo de 14,3 kgfm , o pequeno carro elétrico conta com baterias de 28.1 kWh , que garantem 303 km de autonomia no ciclo CLTC , e de acordo com a fabricante, recargas de 30 a 80% acontecem em apenas 35 minutos.
Na parte de segurança, o pequeno SUV irá oferecer assistente de estacionamento com câmera 360º e auxílio de permanência em faixa. A quantidade de airbags não foi divulgada.
O veículo ainda conta com funcionalidades curiosas. Abaixo do capô está um pequeno compartimento de 35 litros de capacidade que funciona como um refrigerador e aquecedor . Há também o rack de teto opcional com visual retrô, que pode suportar até 30 kg . Para combinar com o visual de jipinho, há até pneus para uso fora de estrada. Embora ele não seja 4X4, a tração traseira vai ajudar em eventuais aventuras off road.
Mas o item mais inusitado fica na parte traseira. Um pequeno nicho quadrado possui uma tela em LED que pode projetar imagens para os demais motoristas na rodovia . O equipamento é opcional e custa 1,518 yuan ( R$ 1.070 ).
O Baojun Yep será oferecido em duas versões: a Flagship edition custará 79.800 yuan (R$ 56.254), enquanto a variante Deluxe Edition, a topo de linha, será oferecida por 89,800 yuan (R$ 63.350).