O Citroën Ami é um veículo curioso. Medindo apenas 2,41 metros de comprimento e 1,39 m de largura, ele cabe no entre-eixos do Fiat Fastback , por exemplo. O pequeno veículo foi confirmado para o mercado sul-americano pela presidente da Citroën na região, Vanessa Castanho, e Antonio Filosa, vice-presidente da Stellantis para a América do Sul.
No anúncio oficial da chegada ao veículo, os executivos circularam a bordo do Ami em áreas onde o tráfego de carros é proibido na fábrica de Betim. Segundo a Citröen, é sempre importante ressaltar que o Ami “não é para ser considerado um carro”.
O Ami se destaca pelo tamanho compacto e pela acessibilidade. Na Europa, custa metade do preço pedido pelo Citroën mais em conta e pode ser encontrado em versões para dois ocupantes ou voltada para o transporte de cargas. Na França, o modelo parte de 7.790 Euros ( R$ 40.574 ).
A motorização é condizente com o tamanho. O motor elétrico é de apenas 8 cv , enquanto as baterias garantem até 80 km de autonomia . Para recarregá-lo, o tempo necessário é de cerca de quatro horas, enquanto a velocidade máxima é de 45 km/h .
Segundo o próprio vídeo de apresentação, a Citroën acredita que o veículo fará sucesso com clientes corporativos como supermercados, centros de distribuição, aeroportos e até condomínios.
É importante se atentar que talvez o Ami não possa rodar nas ruas brasileiras , vai depender ainda da classificação do modelo e se poderá ser emplacado. Em alguns mercados europeus ele é considerado quadriciclo e dispensa até a necessidade de habilitação para ser conduzido.
Mais detalhes como preços, e até mesmo modo de comercialização serão revelados no futuro. Será que o Ami fará sucesso no Brasil?