Após meses de atrasos e alterações no cronograma, a Audi revelou o seu mais novo SUV elétrico , o Q6 e-tron , que utiliza plataforma compartilhada com a Porsche e já está de malas prontas para o Brasil.
O Q6 chega como o primeiro modelo da Audi produzido a partir da plataforma PPE , desenvolvida pelo Grupo Volkswagen especificamente para carros elétricos de luxo . O primeiro produto da plataforma foi o Porsche Macan , que inclusive já está em pré-venda no país .
De série, o Q6 e-tron poderá ser equipado com baterias de 79 kWh ou 95 kWh, com potência de 422 cv ou 456 cv com o modo “boost” ativo . Se isso não for suficiente, a versão SQ6 entrega 483 cv com com 510 cv de potência com o boost ativo, sempre com tração integral, ou seja, dois motores.
Os dados de alcance informam que o SUV pode trafegar 625 km com apenas uma carga, enquanto a opção mais esportiva, apenas 585 km, sempre no ciclo WLTP. No Brasil, essas médias serão inferiores, uma vez que o Inmetro reduz em 30% o alcance dos carros elétricos .
A Audi informa que o Q6 leva 5 segundos para alcançar os 100 km/h, enquanto o SQ6 reduz o tempo para 4,2 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h no Q6 e 230 km/h na opção mais esportiva.
Medindo 4,77 m de comprimento, o Q6 é um pouco maior que o Q5 a combustão, modelo o qual chega para suceder. O porta-malas oferece 524 litros de capacidade , e o SUV ainda conta com um espaço debaixo do capô com mais 62 litros.
Internamente, o Q6 traz a linguagem visual da Audi, mas também oferece elementos apresentados pelo Macan , como as três telas a bordo. O painel de instrumentos conta com 11,9” e é integrado à central multimídia que possui 14,5 polegadas. Há ainda uma tela opcional de 10,9” destinada para quem ocupa o banco do passageiro.
Os preços para o Brasil ainda não foram revelados, mas na Europa, o Audi Q6 parte de 79 mil euros (cerca de R$ 429 mil), enquanto o SQ6 custa 97 mil euros (cerca de R$ 526 mil). O Porsche Macan, por exemplo, já está sendo oferecido no Brasil por a partir de R$ 580.000