A fabricante de smartphones Xiaomi está entrando de vez no mercado automotivo . O SU7, primeiro carro da história da marca já está disponível no mercado chinês com preços a partir de 215.900 yuan, pouco mais de R$ 151 mil em conversão direta. Esses valores são bem mais acessíveis - 21 mil reais - que o Tesla Model 3 no mercado chinês.
O sedã mede 4,99 metros de comprimento; 1,96 m de largura; 1,45 m de altura e 3 metros de entre-eixos. São números próximos ao do Honda Accord , por exemplo.
A versão de 215 mil yuan oferece tração traseira, 295 cv de potência, 40,78 kgfm de torque e alcance de 700 km no ciclo chinês , podendo recarregar 350 km em apenas 15 minutos .
Quem precisa de mais autonomia pode optar pelo SU7 Pro , que oferece o mesmo motor, mas baterias maiores, que garantem 830 km de autonomia no padrão chinês CLTC.
O topo de linha é o SU7 Max que entrega arquitetura de 800 volts, bateria de 101 kWh e dois motores elétricos, combinando para 663 cv e 85 kgfm de torque. Essa é a versão voltada para desempenho, capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 2,78 segundos e entregar alcance de 800 km. O preço é de 299.900 yuan, equivalente a R$ 210 mil em conversão direta.
Sucesso, mas com prejuízo
Os preços acessíveis fazem do SU7 ser um sucesso de vendas da Xiaomi. A fabricante afirma que em 27 minutos de vendas, 50 mil carros foram encomendados por clientes
. De acordo com o portal Car News China, foram 88.898 pedidos em apenas 24 horas
. Entretanto, nem tudo são flores.
Em entrevista ao canal de notícias CNBC, Lei Jun, CEO da Xiaomi, admitiu que cada unidade do SU7 será vendida com prejuízo , mas não ofereceu mais detalhes.
Apesar do prejuízo, a expectativa da Xiaomi
é elevada. A empresa afirma que as entregas terão início já em abril e que a fabricação será totalmente automatizada, com capacidade para entregar um carro a cada 76 segundos
.