A linha Raptor
da Ford
teve origem nas competições no deserto mexicano na década de 1960 e se tornou “moderna” em 2008, após a apresentação da F-150 Raptor
no Sema Show
. Desde então, os modelos com a alcunha Raptor
são os mais brutais que a Ford
oferece, neste ano a linha finalmente chega ao Brasil
, complementando a família da Ranger
com uma versão de alto desempenho
.
E de fato, é isso que a Ranger Raptor entrega por R$ 448.600 . Nossa experiência na pista de testes da Ford, em Tatuí, interior de São Paulo, revelou a força e ousadia dessa picape, que se destaca como a mais bruta à venda no Brasil.
A proposta única da linha Raptor elimina qualquer concorrente direto, já que não há uma picape média mais fora de série do que essa versão.. Testamos a picape esportiva em um pista asfaltada e um circuito off-road . E por fim, demos uma volta no passageiro por cinco minutos com um piloto profissional que fez a picape dar um salto a 100 km/h.
COMO ELA SE COMPORTA NA PISTA?
Iniciamos os testes na pista asfaltada com curvas de altas, descidas, subidas e retas. Ao assumir o volante, a primeira impressão é de uma posição extremamente confortável. A versatilidade é evidente. Os ajustes elétricos dos bancos permitem que o condutor escolha entre uma postura baixa, típica de um esportivo, ou uma posição mais elevada, tradicionalmente adotada pelas picapes.
No meu percurso, optei pelo modo de condução esportivo , onde o ronco do escapamento ganha intensidade, o volante fica mais firme e as trocas de marchas são feitas no limite. Para se encaixar mais à vontade do condutor, é possível definir cada um dos modos de escapamento, força da direção e amortecedores através dos botões localizados ao lado direito do volante. Assim, o motorista tem o controle total sobre a dinâmica da Ranger Raptor .
Ao entrar na pista, o ronco imponente ecoa pelo motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv . A experiência é de pura diversão. Uma pessoa que está acostumada a se entreter com Mercedes AMG e até mesmo um Porsche irá se contentar pelo o que a Ranger Raptor oferece. A entrega de potência é bruta, o que proporciona uma aceleração que, literalmente, gruda você ao banco, graças ao torque de 59,4 kgfm , fazendo um 0 a 100 km/h em 5,8 segundos . A picape média de 2.400 kg alcança rapidamente a velocidade máxima controlada eletronicamente de 180 km/h.
O câmbio automático de dez velocidades com conversor de torque é o mesmo presente na F-150 e Mustang , mas traz um diferencial importante. A função skip shift se demonstrou presente, proporcionando vantagem evidente nas curvas.
Ao selecionar o modo manual, as marchas permanecem fixas, seguindo a escolha do condutor. Isso significa que, ao contornar uma curva que normalmente demandaria a terceira marcha, mas optando por permanecer na quinta, como se estivesse dirigindo um carro manual, o câmbio não efetua a mudança automaticamente. Isso permite que o motorista domine ainda mais o veículo de acordo com suas preferências.
As rodas aro 17 são envolvidas por pneus 285/70 de uso misto, que apresentaram confiança e estabilidade na hora de contornar curvas fechadas. A resposta foi precisa, o que trouxe segurança.
Lembrando que todas essas situações foram realizadas em uma pista apropriada para isso.
COMO ELA SE COMPORTA NO OFF-ROAD?
No ambiente off-road , a diversão ganha uma nova dimensão com a Ranger Raptor , que oferece cinco dos sete modos de condução especialmente para terrenos off-road. Esses modos ajustam uma série de parâmetros, incluindo motor, transmissão, ABS, freios, tração, escapamento, direção e suspensão. As opções ideais para off-road incluem Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Rock Crawl e o mais assustador - o Baja .
Independentemente do modo escolhido, a sensação é de controle total sobre o veículo, o que provocou segurança ao enfrentar obstáculos. Mesmo em situações de escorregamento, o modo Escorregadio pode entrar em ação, oferecendo maior aderência e estabilidade, evitando deslizes.
E NO LIMITE?
No limite, a Ranger Raptor revela sua verdadeira essência. A sensação era de controle absoluto e segurança mesmo diante das manobras extremas. Experimentei essa adrenalina ao lado de um piloto profissional, e a experiência foi simplesmente de tirar o fôlego.
Modo Baja ativado e vamos lá: na retas, a média de velocidade era 115 km/h , mas ultrapassamos os 150 km/h em alguns momentos. O piloto destacou a precisão da picape, que respondia com maestria aos comandos, desafiando curvas e obstáculos sem hesitação e com a sensibilidade de freio precisa.
Ao alternar para o modo 4X2 com todos os sistemas desligados, a Ranger Raptor mostrou sua versatilidade, o que permitiu entrar em curvas de lado, aproveitando a tração traseira. Cada comando do piloto foi prontamente atendido pela picape.
Para fechar com chave de ouro, enfrentamos um salto com a picape. A suspensão ativa da FOX , equipada com amortecedores inteligentes, se revelou lá - aos 100 km/h. Os amortecedores se ajustam rapidamente para o impacto, o que deixou o choque um ‘pouquinho’ mais suave. Essa tecnologia com sensores analisam o solo 500 vezes por segundo e enrijece os amortecedores. E confesso, foi tranquilo e confortável.
A experiência de ter um veículo que pode enfrentar diversos tipos de terreno com esportividade e diversão faz a Ford Ranger Raptor se diferenciar de diversos veículos comercializados. E não é por acaso que as cerca de 500 unidades já foram todas vendidas. Caso alguém queira dar saltos e entrar de lado nas curvas como os campeonatos de rally com a picape mais rápida à venda no Brasil , terá que esperar até maio de 2024.