O mercado brasileiro vive a sua segunda invasão de marcas chinesas. A primeira onda começou ainda em meados de 2010 com a chegada de Chery , Lifan e Jac , e recentemente com GWM , BYD e com Omoda/Jaecoo confirmadas para este ano. A mais nova concorrente é a Neta Auto , que anunciou hoje, em São Paulo, seus planos de começar a operar no mercado brasileiro já em 2024 .
Nascida em 2016, a Neta é um braço automotivo da Hozon, uma empresa de tecnologia chinesa. Seu primeiro modelo foi o SUV compacto N01. A fabricante já possui uma estrutura robusta na China e expandiu suas operações para a Tailândia e Indonésia, com fábricas locais.
Os modelos oferecidos pela Neta serão exclusivamente elétricos, apostando em estratégia similar a de BYD e GWM , mas veículos híbridos não estão descartados. São esperados três modelos já neste ano, o Neta L , Neta N e Neta X , com uma possível chegada do Neta GT em estudos.
Pensamento em produção local
Assim como BYD , GWM e Chery , a Neta Auto chega ao Brasil já com pensamentos ambiciosos e planeja a produção local dos modelos. A produção nacional seria voltada para abastecer o mercado nacional e demais países da América do Sul.
No México, a Neta já estuda produzir veículos localmente no regime de CKD, ou seja, os carros chegarão completamente desmontados em território mexicano. A produção no continente americano ainda não tem data para começar.
Nos próximos meses, a fabricante irá anunciar os concessionários e afirmou que já contará com estrutura de venda, pós-vendas e até estoque de peças. As vendas serão iniciadas já no segundo semestre de 2024.