Volvo C40
Divulgação
Volvo C40

Os carros elétricos, quando apresentados no mercado, frequentemente são avaliados pela autonomia, porém o que mostra se o carro é econômico ou não é o consumo energético. O Inmetro , através do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) , ordenou os carros que demandam menos megajoules (MJ) para rodar um quilômetro. 

O Joule (J), unidade utilizada para medir a energia mecânica, quer dizer que quanto menor o valor de MJ/km, menos energia o carro consome para percorrer essa distância.

O PBEV padroniza e registra as emissões de dióxido de carbono e o consumo de combustível em ciclos urbanos e rodoviários para cada carro homologado no Brasil. Esse tipo de padronização permite uma comparação justa entre os diferentes veículos, sendo as medições realizadas em pistas e laboratórios conforme a norma ABNT NBR 7024 para carros a combustão e híbridos, e a metodologia norte-americana da Society of Automotive Engineers (SAE J1634) para veículos elétricos.

Os veículos elétricos também têm seu consumo apresentado em km por litro, facilitando a compreensão e comparação com os carros a combustão.

BYD Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini Divulgação/BYD
BYD Dolphin Mini Divulgação/BYD
BYD Dolphin Mini Divulgação/BYD
BYD Dolphin Mini Divulgação/BYD

O carro elétrico mais econômico atualmente é o BYD Dolphin Mini. Equipado com um motor de 75 cv e 13,8 kgfm de torque, ele possui um consumo energético de 0,41 MJ/km. De acordo com o Inmetro, o consumo na cidade é de 58,6 km/l e, na estrada, é de 41,9 km/l. Este modelo é o mais acessível da linha BYD, com um preço inicial de R$ 115.800. Existe também uma versão de cinco lugares, custando R$ 119.800, R$ 4 mil a mais.

BYD Dolphin GS

BYD Dolphin EV 2024 Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024 Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024 Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024 Luiz Forelli Santana/iG

O segundo carro elétrico mais econômico é o BYD Dolphin na versão GS, a de entrada. Este hatchback elétrico, com 95 cv e 18,3 kgfm de torque, também tem um consumo energético de 0,41 MJ/km. No cálculo do Inmetro, o consumo na cidade é de 51,9 km/l e, na estrada, de 43,5 km/l.

Hyundai Kona

Hyundai Kona ev Divulgação/Hyundai
Hyundai Kona ev Divulgação/Hyundai
Hyundai Kona ev Divulgação/Hyundai
Hyundai Kona ev Divulgação/Hyundai

O terceiro carro elétrico mais econômico é o Hyundai Kona, que será vendido no Brasil em nova geração neste segundo semestre. Este SUV compacto elétrico, com 136 cv e 40,3 kgfm de torque, possui uma bateria de 39,2 kWh. O Inmetro indica um consumo energético de 0,44 MJ/km, equivalente a 52,5 km/l na cidade e 40,6 km/l na estrada.

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech Guilherme Menezes/ iG Carros
Renault Kwid E-Tech Guilherme Menezes/ iG Carros
Renault Kwid E-Tech Guilherme Menezes/ iG Carros
Renault Kwid E-Tech Guilherme Menezes/ iG Carros

O quarto carro elétrico mais econômico é o Renault Kwid E-Tech. Atualmente, ele é o veículo elétrico mais barato do Brasil, custando R$ 99.990. Com uma potência de 65 cv e 11,5 kgfm de torque, ele tem uma bateria de 26,8 kWh, gerandouma autonomia de 185 km. Seu consumo energético é de 0,44 MJ/km, o que equivale a 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada.

Caoa Chery iCar

Caoa Chery iCar Guilherme Menezes
Caoa Chery iCar Guilherme Menezes
Caoa Chery iCar Guilherme Menezes
Caoa Chery iCar Guilherme Menezes

O quinto lugar vai para o Caoa Chery iCar, que é o carro mais fraco em potência da lista. Este hatchback subcompacto possui apenas 61 cv e 15,3 kgfm de torque, com uma bateria de 30,8 kWh. Seu consumo energético é de 0,46 MJ/km, o que se traduz em 50,8 km/l na cidade e 38,6 km/l na estrada.

Fiat 500e

Fiat 500e é um carrinho elétrico urbano apertado, mas charmoso Divulgação
Fiat 500e é um carrinho elétrico urbano apertado, mas charmoso Divulgação
Design é uma evolução do apresentado pelo antigo 500 a combustão Divulgação
Design é uma evolução do apresentado pelo antigo 500 a combustão Divulgação

O próximo na lista é o Fiat 500e. Apesar de ser popular nas versões a combustão, o modelo elétrico recebe críticas por sua autonomia limitada e preço elevado, que é de R$ 214.990. Com uma potência de 118 cv e 22,4 kgfm de torque, graças à sua bateria de 42 kWh, o 500e tem um consumo energético de 0,46 MJ/km, equivalente a 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada. Sua autonomia é de 227 km.

JAC E-JS4

JAC e-JS4 Cauê Lira/iG Carros
JAC e-JS4 Cauê Lira/iG Carros
JAC e-JS4 Cauê Lira/iG Carros
JAC e-JS4 Cauê Lira/iG Carros

O JAC E-JS4 é um SUV compacto que possui uma bateria de 55 kWh, gerando 150 cv e 34,7 kgfm de torque. Seu consumo energético é de 0,47 MJ/km, o que equivale a 47,5 km/l na cidade e 39,1 km/l na estrada. A autonomia divulgada é de 256 km.

Chevrolet Bolt

Chevrolet Bolt tem preço de carros eletrificados do segmento premium Guilherme Menezes/ iG Carros
Chevrolet Bolt tem preço de carros eletrificados do segmento premium Guilherme Menezes/ iG Carros
Chevrolet Bolt Guilherme Menezes/ iG Carros
Chevrolet Bolt Guilherme Menezes/ iG Carros

O Chevrolet Bolt, que já não é mais importado para o Brasil, é outro modelo que está dentro da lista dos mais eficientes. Com um motor de 203 cv e 36,7 kgfm de torque, e uma bateria de 66 kWh, o Bolt tem um consumo energético de 0,48 MJ/km, equivalente a 47,2 km/l na cidade e 38,2 km/l na estrada. Sua autonomia é de 390 km.

Volvo C40

Volvo C40 Guilherme Menezes
Volvo C40 Guilherme Menezes
Volvo C40 Guilherme Menezes
Volvo C40 Guilherme Menezes

O Volvo C40, um SUV compacto elétrico da marca sueca, tem um consumo energético de 0,49 MJ/km, equivalente a 42,2 km/l na cidade e 38,4 km/l na estrada. Ele possui 238 cv, 42,8 kgfm de torque e uma autonomia de 385 km, graças à bateria de 69 kWh.

JAC E-JS1

JAC E-JS1 EXT Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-JS1 EXT Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-JS1 EXT Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-JS1 EXT Guilherme Menezes/ iG Carros

O JAC E-JS1 tem um consumo energético de 0,50 MJ/km, equivalente a 46,6 km/l na cidade e 35 km/l na estrada. Com uma potência de 62 cv e torque de 15,3 kgfm, ele possui uma bateria de 30,2 kWh e autonomia de 161 km.

JAC E-J7

JAC E-J7 mostra ao mercado o máximo que a JAC pode oferecer Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-J7 mostra ao mercado o máximo que a JAC pode oferecer Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-J7 Guilherme Menezes/ iG Carros
JAC E-J7 Guilherme Menezes/ iG Carros

O JAC E-J7 é um sedã médio com um consumo energético de 0,50 MJ/km. Ele tem 192 cv e 34,7 kgfm de torque, com autonomia de 249 km segundo o PBEV. Seu consumo na cidade é de 44,2 km/l e na estrada é de 37,1 km/l.

GWM Ora 03 

GWM Ora 03 Skin Luiz Forelli Santana/iG
GWM Ora 03 Skin Luiz Forelli Santana/iG
GWM Ora 03 Skin Luiz Forelli Santana/iG
GWM Ora 03 Skin Luiz Forelli Santana/iG

O GWM Ora 03 tem consumo energético de 0,51 MJ/km. Na cidade, ele faz 42,4 km/l e, na estrada, 36,5 km/l. Equipado com um motor de 171 cv e 25,5 kgfm de torque, sua bateria de 48 kWh proporciona uma autonomia de 232 km na versão de entrada, chamada Skin.

Renault Megane E-Tech

Modelo oferece até 337 km de autonomia e briga diretamente com Volvo EX30, com autonomia de 338 km ,ambos segundo o Inmetro  divulgação/Renault
Modelo oferece até 337 km de autonomia e briga diretamente com Volvo EX30, com autonomia de 338 km ,ambos segundo o Inmetro divulgação/Renault
Megane E-Tech apresenta o novo logo da Renault com linhas mais refinadas e minimalista, que separa o filete de LED (3D) da lanterna  divulgação/Renault
Megane E-Tech apresenta o novo logo da Renault com linhas mais refinadas e minimalista, que separa o filete de LED (3D) da lanterna divulgação/Renault

O Renault Megane E-Tech possui um consumo energético de 0,51 MJ/km. Na cidade, ele faz 41,4 km/l e, na estrada, 38,8 km/l. Com 220 cv e 30,6 kgfm de torque, sua bateria de 60 kWh oferece uma autonomia de 357 km. Atualmente, o modelo custa R$ 279.900

Volvo EX30

Volvo EX30 tem potencial para mudar a história da Volvo no Brasil Maurício Campelo/iG
Volvo EX30 tem potencial para mudar a história da Volvo no Brasil Maurício Campelo/iG
Desenho das lanternas contribui para sensação de largura; vidro pequeno denuncia altura baixa Maurício Campelo/iG
Desenho das lanternas contribui para sensação de largura; vidro pequeno denuncia altura baixa Maurício Campelo/iG

Para finalizar, o Volvo EX30 tem consumo energético de 0,52 MJ/km. Na cidade, ele faz 43,2 km/l e, na estrada, 35,3 km/l. Recém-lançado no final de maio, a versão de entrada Core Single Engine de R$ 229.950, ele oferece 272 cv, 35 kgfm de torque, uma bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km.

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