Puma Gen-E
Divulgação/Ford
Puma Gen-E

A Ford  revelou oficialmente o Puma Gen-E , um  SUV elétrico compacto que busca combinar desempenho, eficiência energética e versatilidade. O novo modelo está previsto para chegar ao mercado no início de 2025 . Ele será fabricado na planta de Craiova, na Romênia.

Os motores do Puma Gen-E serão produzidos em Halewood, no Reino Unido. O modelo mantém a essência visual do Puma a combustão, mas com atualizações modernas. Entre as mudanças estão a grade frontal fechada e um spoiler de teto ligeiramente maior.

O emblema "Puma" na traseira agora aparece em branco. Em termos de dimensões, o Puma Gen-E possui 4,21 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,56 metros de altura. O entre-eixos mede 2,59 metros, oferecendo um espaço interno otimizado.

Design e tecnologia

O SUV conta com um frunk (porta-malas dianteiro) de 43 litros, além de um Gigabox na parte traseira, sob o piso, com capacidade de 145 litros. Este compartimento é projetado para armazenar objetos úmidos, contando com drenagem integrada.

Puma Gen-E
Divulgação/Ford
Puma Gen-E

No interior, o Puma Gen-E apresenta uma configuração tecnológica semelhante à versão tradicional, com um painel digital de 12,8 polegadas e uma tela sensível ao toque de 12 polegadas.

A disposição das telas é prática, seguindo a estética do modelo tradicional. O veículo também possui um grande teto solar panorâmico e um sistema de controle por voz Alexa, que está integrado à experiência de condução para aumentar a conveniência.

Desempenho e recarga

Equipado com um motor elétrico de 124 kW, equivalente a 168 cavalos de potência, o Puma Gen-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 160 km/h.

O modelo possui uma bateria líquida de 43 kWh úteis, garantindo uma autonomia de 347 a 376 km, conforme o padrão WLTP. O consumo médio varia entre 13,1 e 14,5 kWh/100 km, destacando-se entre os modelos mais eficientes do seu segmento.

Para recarga, o Puma Gen-E suporta até 100 kW em corrente contínua. Isso permite que o nível da bateria vá de 10% a 80% em 23,2 minutos, proporcionando rapidez e praticidade na recarga, essencial para usuários urbanos e viagens curtas.

Comparativo e mercado

O Puma Gen-E competirá com modelos como o VW ID.3, Kia EV3 e Smart #1. Embora tenha a menor bateria entre os rivais, se destaca pelo consumo eficiente e preço competitivo.

No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E terá um preço inicial de 36.162 euros, equivalente a aproximadamente R$ 231.000 com desconto promocional. Estarão disponíveis duas versões: a Básica e a Premium, cada uma com características distintas.

A versão Básica inclui rodas de 17 polegadas, faróis LED e sistema multimídia com navegador integrado. A versão Premium oferece rodas de 18 polegadas, sistema de som B&O e faróis Matrix-LED, com preço a partir de 38.612 euros.

Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford
Puma Gen-E Divulgação/Ford


** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!