Toyota Compact Cruiser EV : novo SUV elétrico combina o estilo retrô com a tecnologia da eletrificação
Divulgação
Toyota Compact Cruiser EV : novo SUV elétrico combina o estilo retrô com a tecnologia da eletrificação

A Toyota é uma das líderes do setor automotivo, entretanto, está ficando para trás quando o assunto é veículos 100% elétricos, tendo investido recursos nos últimos anos em tecnologias a hidrogênio.

Porém, agora a fabricante japonesa está seguindo a tendência do mercado e se rendendo aos veículos elétricos à baterias, tendo lançado do bZ4X e o Lexus RZ450e com lançamento para o fim do ano, agora a fabricante explora conceitos futuros com o Compact Cruiser EV .

O Compact Cruiser EV é uma releitura moderna e até mesmo futurista do Land Cruiser de primeira geração, e segue uma tendência mercadológica de veículos com visual “retro-moderno” já visto na Land Rover Defender e Volkswagen ID.Buzz , por exemplo.

Baseado na longa tradição da Toyota em veículos fora de estrada, o estilo do Land Cruiser serviu como base para a adaptação moderna, o formato quadrado característico é bastante recortado, o que dá um ar futurista ao veículo.

Por ser um conceito, a Toyota pôde ir além na imaginação e deu ao veículo duas rodas diferentes em cada lado, uma mais clássica e outra mais moderna, e também antecipou possíveis acessórios como uma escada na coluna traseira do lado direito, rack de teto e faróis auxiliares.

O modelo foi criado pelo Centro de Design da Toyota na Europa, em Nice, na França e já foi até premiado, foi eleito pela revista Auto&Design o carro conceito do ano de 2022.

O Compact Cruiser é um modelo elétrico e pensado para pessoas jovens e urbanas, mas que tenham uma vida ativa e desejam explorar terrenos fora de estrada, segundo a Toyota o veículo irá proporcionar “engajamento único, uma experiência elétrica com tração nas quatro rodas que poderá ir a todos os lugares”.

As únicas informações sobre o modelo é que será elétrico e de tração integral, com esse sistema, é de se esperar pelo menos dois motores elétricos , um posicionado sobre cada eixo do veículo para tracionar as quatro rodas.

“Nossa pesquisa em veículos elétricos vem de mais de 30 anos. Após os consumidores passarem a fase de contato inicial com veículos elétricos , irão querer modelos que conversem com eles e expressem seu estilo de vida, e o Compact Cruiser EV é perfeito para isso.” Afirmou Simon Humphries, Gerente do departamento de design da Toyota.

Apesar de não haver confirmação de que o conceito irá de fato ser produzido, o retrospecto recente da Toyota indica que caso isso ocorra, o design final não deverá ser muito diferente do apresentado pelo conceito, com apenas correções pontuais por conta de legislações dos mercados onde o veículo será vendido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!