É comum ver motoristas e entusiastas de carros elétricos discutindo na internet a discrepância entre a autonomia prometida e a real dos EVs. As condições climáticas, como a chuva, têm impacto no desempenho desses veículos, similar ao que ocorre com modelos tradicionais a combustão.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) aponta que chuvas intensas podem reduzir a autonomia dos veículos elétricos em até 30%. Isso ocorre porque a resistência ao rolamento dos pneus aumenta em superfícies molhadas, demandando mais energia do motor elétrico.
Impacto da chuva na autonomia
Quando a pista está molhada, a água cria uma camada que aumenta a resistência ao rolamento dos pneus. Essa resistência adicional faz com que o motor elétrico trabalhe mais para manter a tração, consumindo mais energia da bateria e reduzindo a autonomia.
Além disso, a utilização de sistemas auxiliares, como faróis e limpadores de para-brisa, é intensificada durante a chuva. O consumo de energia desses sistemas afeta diretamente a quilometragem que o veículo elétrico pode percorrer com uma carga completa.
A condução em clima chuvoso frequentemente requer cuidados adicionais, como acelerações e frenagens mais suaves e frequentes. Esse estilo de direção pode aumentar o consumo de energia. A frenagem regenerativa, que ajuda a recarregar a bateria, é menos eficaz em superfícies molhadas.
Sensibilidade às temperaturas
Pesquisas envolvendo milhares de veículos elétricos indicam que a temperatura ambiental é um fator crítico para a autonomia. Em temperaturas moderadas, como 21,5ºC, os veículos elétricos podem até superar a autonomia anunciada pelos fabricantes.
Por outro lado, em condições de frio extremo, a autonomia dos veículos elétricos sofre uma redução significativa. Em temperaturas de -15 ºC, um veículo com autonomia nominal de 400 km pode ver sua capacidade reduzida para cerca de 217 km devido à energia necessária para aquecer a cabine.
Em climas quentes, embora o impacto seja menor, a autonomia também é afetada. Temperaturas superiores a 35 ºC podem diminuir a autonomia em 10% a 20%, pois o sistema de ar-condicionado e o gerenciamento térmico da bateria consomem energia para resfriar o veículo.
Estratégias para minimizar o impacto climático
Manter os pneus calibrados pode ajudar a reduzir a resistência ao rolamento em superfícies molhadas. Optar por modos de condução econômica nos veículos elétricos pode otimizar o uso de energia, limitando o consumo de sistemas auxiliares.
Adotar uma condução mais suave e planejar recargas, especialmente em condições climáticas severas, são estratégias eficazes para maximizar a autonomia do veículo elétrico. Identificar pontos de carregamento rápido ao longo do trajeto pode ser crucial para viajar com eficiência.