Tesla Cybertruck obtém nota máxima em teste de segurança

Picape elétrica conquista cinco estrelas na avaliação geral da NHTSA, comprovando alto nível de proteção aos ocupantes

Testes de segurança do Tesla Cybertruck
Foto: Divulgação/NHTSA
Testes de segurança do Tesla Cybertruck

O Tesla Cybertruck recebeu a classificação máxima de 5 estrelas em testes de  segurança feitos pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA). O  Cybertruck passou por diversas avaliações como parte do Programa de Avaliação de Carros Novos ( NCAP ).

A avaliação da NHTSA é um importante indicador de segurança para os consumidores. Nos testes de colisão frontal, o Cybertruck obteve 5 estrelas para o motorista. Para o passageiro, a picape elétrica conquistou 4 estrelas.

A NHTSA avaliou o impacto entre dois veículos semelhantes. O veículo de teste colide com uma barreira plana e rígida a 56 km/h.

O relatório da NHTSA menciona que os airbags foram acionados corretamente. A Tesla confirmou que os airbags de joelho não foram projetados para esse teste.

Desempenho lateral e resistência

No teste de colisão lateral, a picape recebeu uma pontuação geral de segurança de cinco estrelas. A categoria é composta por dois testes individuais.

Testes de segurança do Tesla Cybertruck
Foto: Divulgação/NHTSA
Testes de segurança do Tesla Cybertruck

O teste da barreira lateral simula uma colisão em um cruzamento. O teste do poste lateral simula a colisão em um objeto fixo.

No teste da barreira lateral, uma barreira móvel colide com o lado do motorista a 38,5 mph. O Cybertruck recebeu cinco estrelas para o banco dianteiro e traseiro.

No teste do poste lateral, o veículo é inclinado a 75 graus e colidido com um poste a 32 km/h. O Cybertruck também obteve cinco estrelas.

O Cybertruck recebeu quatro estrelas no teste de resistência à capotagem. O teste mede o risco de capotagem em um cenário de perda de controle.

Foto: Divulgação/NHTSA
Testes de segurança do Tesla Cybertruck

A NHTSA observou que o Cybertruck não tombou durante o teste dinâmico. O risco de capotamento foi estimado em 12,4%.

Os testes de colisão foram realizados pela Applus+ Idiada Karco Engineering. A empresa realizou os testes em Adelanto, Califórnia, no final do ano passado.