Hyundai NEXO
Divulgação/Hyundai
Hyundai NEXO

O Hyundai NEXO, SUV movido a hidrogênio, inicia testes no Brasil em um projeto pioneiro da  Universidade de São Paulo(USP). A iniciativa visa avaliar a viabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol como fonte de  energia limpa para veículos de passeio, ampliando o escopo dos estudos para além do transporte público.

Hyundai NEXO e o uso de hidrogênio renovável

O Hyundai NEXO será testado no campus Capital-Butantã da USP, onde está localizada a primeira estação do mundo de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol. Esse projeto é conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI-USP), que pretende analisar a pureza do hidrogênio gerado e sua aplicação em veículos com longa autonomia. A chegada do Hyundai NEXO ao Brasil ocorreu no primeiro semestre de 2024, após encontros do Executive Chair da Hyundai Motor, Euisun Chung, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Com 163 cv de potência, o Hyundai NEXO utiliza hidrogênio armazenado em tanques de alta pressão, que é combinado com oxigênio na célula de combustível para gerar eletricidade e alimentar o motor elétrico. Esse processo é totalmente livre de emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Além disso, o abastecimento do Hyundai NEXO leva apenas cinco minutos e proporciona uma autonomia superior a 660 km, conforme o ciclo europeu WLTP.

Tecnologia avançada e sustentabilidade

O Hyundai NEXO é um SUV equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, incluindo frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O modelo também conta com o sistema Remote Smart Parking Assist (RSPA), que permite o estacionamento automático com um toque no controle remoto.

Além da ausência de emissão de poluentes, o Hyundai NEXO também filtra o ar ao seu redor, removendo micropartículas como poeira e poluentes antes que o oxigênio entre em contato com o hidrogênio para gerar energia. Isso melhora a qualidade do ar e traz benefícios à saúde pública.

O hidrogênio é considerado uma das principais soluções energéticas do futuro. Diferente dos combustíveis fósseis, sua queima gera apenas água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa. No projeto do RCGI-USP, o hidrogênio é produzido pela reforma a vapor do etanol, aproveitando a infraestrutura já existente no Brasil. Caso o processo inclua captura e armazenamento de carbono (CCUS), o hidrogênio obtido pode ser considerado carbono neutro ou até negativo.

A Hyundai tem liderado a pesquisa sobre hidrogênio desde 1998 e foi responsável pelo primeiro veículo elétrico com célula de combustível produzido em série. Atualmente, a marca aposta no hidrogênio não apenas para automóveis, mas também para caminhões, ônibus, bondes, embarcações e outras aplicações industriais. A empresa também conta com a HTWO, sua marca específica para soluções de hidrogênio, abrangendo desde a produção até a distribuição e uso final dessa fonte de energia.

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