BYD prepara nova picape intermediária; veja imagens do modelo

Veículo chinês deve competir diretamente com Fiat Toro e Ford Maverick no mercado brasileiro

Nova picape da BYD
Foto: Reprodução/Auto Home
Nova picape da BYD

A BYD , marca  chinesa que vem ganhando destaque no mercado automotivo global, está prestes a lançar uma nova  picape intermediária. O modelo, flagrado recentemente na China, pode agitar o segmento dominado pela Fiat Toro e Ford Maverick no Brasil.

As imagens revelam um veículo já em estágio avançado de desenvolvimento, com camuflagem que não esconde totalmente suas linhas. A nova picape da BYD é baseada no SUV Song Plus, compartilhando elementos de design, principalmente nos faróis e em algumas linhas da carroceria.

O para-choque dianteiro apresenta um design exclusivo, enquanto a traseira exibe elementos que remetem à picape maior da marca, a Shark. Essa combinação de características familiares com detalhes únicos sugere que a BYD busca criar uma identidade própria para sua nova picape.

Nova picape da BYD
Foto: Reprodução/Auto Home
Nova picape da BYD


Dimensões e capacidade competitivas

Embora as dimensões exatas ainda não tenham sido divulgadas, espera-se que a picape da BYD se alinhe com suas principais concorrentes. A Ford Maverick, por exemplo, mede 5,07 m de comprimento e tem 3,07 m de entre-eixos, enquanto a Fiat Toro apresenta 4,94 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos.

Foto: Divulgação/Ford
Ford Maverick 2025

A capacidade de carga será um fator crucial para o sucesso do modelo. A Maverick carrega 617 kg, com um volume de caçamba de 943 litros. Já a Toro suporta até 750 kg nas versões a gasolina e impressionantes 1.010 kg nas versões a diesel, com uma caçamba de 937 litros. A BYD deverá oferecer números competitivos para se estabelecer no mercado.

Inovação na motorização

Um diferencial significativo da picape da BYD será seu conjunto mecânico híbrido. Espera-se que combine um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos, oferecendo um sistema de tração integral. Esta configuração contrasta com as opções convencionais dos concorrentes.

A Ford Maverick no Brasil é equipada com um motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm de torque. A Fiat Toro, por sua vez, oferece opções de motorização 1.3 turbo com até 185 cv e 2.0 turbodiesel com 170 cv. A proposta híbrida da BYD pode se destacar em termos de eficiência energética e desempenho.

Foto: Divulgação
Fiat Toro Volcano 2.2 TD


Tecnologia e conforto

Embora os detalhes do interior ainda sejam um mistério, é provável que a picape da BYD incorpore muitos dos elementos tecnológicos presentes no SUV Song Plus. Isso pode incluir uma central multimídia avançada, sistemas de assistência ao motorista e recursos de conectividade.

Para se equiparar aos concorrentes, a BYD deverá oferecer funcionalidades como integração com smartphones, carregamento sem fio e sistemas de segurança avançados. A Ford Maverick, por exemplo, conta com central multimídia Sync de 8", conectividade Android Auto e Apple CarPlay, e recursos como alerta de colisão frontal. A Fiat Toro oferece sensores de estacionamento, alerta de saída de faixa e carregador de celular por indução.

Foto: Divulgação/Ford
Ford Maverick 2025


Perspectivas de mercado

A chegada da picape da BYD ao Brasil, prevista para 2026, promete agitar o mercado, mas o posicionamento pode ser decisivo para seu sucesso. Atualmente, a Fiat Toro parte de R$ 137.990, alcançando R$ 207.390 nas versões topo de linha, enquanto a Ford Maverick tem preço inicial de R$ 239.990.

A possibilidade de produção nacional em Camaçari (BA) pode ser um fator determinante para a competitividade da BYD. Isso não apenas reduziria custos, mas também permitiria à marca se beneficiar de incentivos fiscais e responder mais rapidamente às demandas do mercado local.

À medida que mais detalhes forem revelados, ficará mais claro como a picape da BYD se comparará em termos de desempenho, economia e recursos com as já populares Fiat Toro e Ford Maverick. O que é certo é que sua chegada promete aumentar as opções para os consumidores brasileiros e intensificar a competição no segmento de picapes intermediárias.