Carro elétrico
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Califórnia atingiu um marco significativo em sua transição para veículos elétricos. Segundo a Comissão de Energia da Califórnia, o estado agora conta com 178.000 carregadores públicos e privados compartilhados, superando em 48% os aproximadamente 120.000 bicos de  gasolina disponíveis.

Este avanço representa um ponto de virada na eletrificação do transporte na região. No entanto, apesar do número expressivo, a realidade do carregamento para os motoristas de veículos elétricos (VEs) ainda enfrenta desafios importantes.

Velocidade de carregamento em foco

Diferentemente dos postos de gasolina, onde um abastecimento rápido leva apenas alguns minutos, os carregadores elétricos variam em velocidade. A grande maioria - 162.000 deles - são carregadores de Nível 2, mais lentos, que podem levar horas para carregar completamente uma bateria.

Apenas cerca de 17.000 são carregadores rápidos DC, que oferecem uma experiência mais próxima ao abastecimento tradicional. Embora a maioria dos proprietários de VEs carregue em casa, viajantes de longa distância e aqueles sem carregamento doméstico dependem muito dessas estações de carregamento rápido.

Dados do governo da Califórnia mostram que o acesso ao carregamento expandiu-se rapidamente nos últimos anos, com o número de plugues disponíveis quase dobrando apenas em 2024. Isso alinha-se com o boom de VEs no estado - cerca de um quarto de todas as vendas de carros novos no ano passado foram elétricas.

Para apoiar a crescente demanda, a Califórnia está avançando com um plano de US$ 1,4 bilhão para expandir a infraestrutura de carregamento e abastecimento de hidrogênio. O estado também visa acelerar o processo de licenciamento e melhorar a confiabilidade dos carregadores.

Esses esforços serão cruciais à medida que a Califórnia se aproxima de suas metas agressivas de emissão zero: 68% dos carros novos vendidos até 2030 devem ser elétricos, com a venda de carros a gasolina totalmente proibida até 2035.

O governador Gavin Newsom enquadrou a expansão do carregamento na Califórnia como um contraste direto aos esforços federais para reduzir os incentivos aos VEs. "Enquanto o governo federal trabalha para dificultar o carregamento do seu carro elétrico, a Califórnia está fazendo o oposto", disse Newsom em um comunicado.

Apesar do progresso, a experiência de dirigir e carregar um VE não se resume apenas ao número de carregadores. Fatores como localização, velocidade de funcionamento e confiabilidade dos equipamentos também são cruciais para a adoção em massa da tecnologia.

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