
A montadora chinesa Leapmotor anunciou que o SUV elétrico B10 será lançado no Brasil. O anúncio foi feito antes mesmo da apresentação global do modelo, prevista para o Salão de Xangai, que começa nesta quarta-feira (23). Em março, o Portal iG já havia levantado essa informação, que foi confirmada nesta terça (22).
O B10 será o segundo veículo da marca a desembarcar no país, após o C10, e deve disputar espaço no segmento de SUVs eletrificados médios e grandes.
Ainda sem data oficial de lançamento no Brasil, o modelo integra a estratégia de expansão internacional da Leapmotor em parceria com a Stellantis, grupo responsável por marcas como Jeep, Peugeot e Fiat.
Construção e design
Apesar de não haver confirmação sobre motorização, autonomia, faixa de preço ou disponibilidade para o consumidor brasileiro, o Portal iG conseguiu levantar as possíveis especificações.
Construído sobre a plataforma Leap 3.5, o SUV elétrico deve apresentar dimensões competitivas: 4,52 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e 2,74 m de distância entre-eixos.
O design do veículo seguirá a linha minimalista com traços que remetem a modelos da Porsche, como o Cayenne e o Macan.
No interior, o SUV oferecerá uma experiência high-tech com uma tela central de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas. Todo o sistema será gerenciado por um chip Qualcomm Snapdragon 8295.

Em termos de motorização, o Leapmotor B10 deverá ser oferecido com duas opções de bateria: 56,2 kWh e 67,1 kWh. Os motores elétricos disponíveis terão potências de 180 cv e 218 cv.
A autonomia máxima prometida deverá ser de 510 km para o modelo com bateria menor e 600 km para a versão com bateria maior, ambas medidas no ciclo CLTC chinês.
A tecnologia de carregamento rápido também deve ser um ponto forte do B10. Equipado com uma arquitetura de 800 V, o SUV pode recarregar de 30% a 80% em cerca de 20 minutos, embora a velocidade exata de carregamento ainda não tenha sido especificada pela fabricante.
Expectativas do mercado
A promessa da fabricante é que essa arquitetura reduza o número de centrais eletrônicas no carro, simplificando a estrutura para tornar o sistema mais leve e eficiente.

De acordo com Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor na América do Sul, o modelo representa um passo importante para a consolidação da marca no Brasil. “O B10 tem sido um sucesso desde o início da pré-venda na China, e estamos confiantes que ele repetirá essa performance na região, sendo essencial para nossa estratégia local”, afirmou em nota.
Na China, o modelo chamou atenção logo na abertura da pré-venda: foram mais de 10 mil reservas em apenas uma hora, segundo dados divulgados pela empresa.
Além do Brasil, o B10 também será comercializado no Chile, como parte da mesma estratégia sul-americana.