
A Prefeitura de São Paulo firmou protocolo de intenções com as empresas Matrix Energia e Huawei para implementar sistema de armazenamento energético nas garagens de ônibus elétricos. O acordo foi assinado no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, sem custos para o poder público municipal.
A tecnologia escolhida é o BESS (Battery Energy Storage System), composto por baterias de grande capacidade integradas a carregadores ultrarrápidos. Cada módulo possui capacidade de 4,5 MWh e consegue recarregar até 29 ônibus elétricos, representando aumento de seis vezes na capacidade atual das instalações.
O sistema funciona como um "power bank" de grande escala, armazenando energia durante o período diurno e liberando-a nos horários de recarga dos veículos. A tecnologia garante autonomia adicional de até três horas mesmo em casos de interrupção no fornecimento convencional de energia elétrica.
Controle digital permite monitoramento em tempo real
O BESS conta com sistema de controle digital que permite às concessionárias de transporte coletivo acompanhar em tempo real o uso e desempenho energético. A energia armazenada e não utilizada pode ser redirecionada para recarga da frota, reduzindo custos operacionais e diminuindo a dependência da rede elétrica.
A iniciativa foi anunciada após visita do prefeito Ricardo Nunes ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai. O modelo já é adotado em outros países e será incorporado às políticas de descarbonização da mobilidade urbana paulistana, acelerando o processo de eletrificação da frota.
São Paulo possui atualmente 728 ônibus elétricos, sendo 527 movidos a bateria e 201 trólebus, configurando a maior frota desse tipo no Brasil. Segundo dados da SPTrans, cada ônibus elétrico substitui o consumo anual de 35 mil litros de diesel e equivale ao plantio de aproximadamente 6.400 árvores.

A meta municipal é substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos com energia limpa até 2028. Desde janeiro de 2024, já foram entregues 226 unidades elétricas para renovação da frota de transporte público da capital paulista.
O uso do sistema BESS pode acelerar esse cronograma de substituição, garantindo infraestrutura adequada para ampliação da frota elétrica. A tecnologia contribui simultaneamente com as metas de sustentabilidade e eficiência energética no transporte público municipal.