Recarga de bateria
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Recarga de bateria

A empresa americana Group14 Technologies desenvolveu o material SCC55®, um composto de silício-carbono para ânodos de baterias. A tecnologia permite carregar 80% da bateria em menos de 10 minutos usando carregadores de 350 kW de potência.

Testes de campo com baterias de 75 kWh equipadas com o novo material registraram autonomia superior a 650 quilômetros. O resultado supera os cerca de 480 quilômetros típicos dos veículos elétricos atuais que utilizam ânodos de grafite convencional.

A densidade energética específica do SCC55® atinge aproximadamente 330 Wh/kg, representando melhoria de 30% em relação às células comerciais com grafite. Estas últimas alcançam tipicamente 250 Wh/kg, limitando a capacidade de armazenamento das baterias atuais.

Silício supera limitações do grafite tradicional

O material utiliza silício incorporado em uma matriz de carbono poroso, tecnologia patenteada pela Group14. O silício oferece capacidade teórica até 10 vezes maior que o grafite tradicional, que possui limite de 372 mAh/g.

Testes laboratoriais demonstraram que as células com SCC55® mantêm mais de 1.500 ciclos com 80% de retenção de capacidade. O desempenho se equipara às melhores células NMC de íons de lítio utilizadas atualmente nos veículos elétricos comerciais.

A empresa projeta células de formato maior com densidade energética de até 370 Wh/kg para lançamento comercial em 2025. A performance de carregamento ultrarrápido depende tanto do design da bateria quanto da disponibilidade de infraestrutura de alta potência.

As baterias convencionais requerem cerca de 30 minutos para atingir 80% de carga, enquanto a nova tecnologia reduz esse tempo para menos de 10 minutos em condições laboratoriais controladas.

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