
A Ford adiou o lançamento de dois veículos elétricos de próxima geração. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (07), reflete a nova estratégia da empresa em produzir automóveis menores e mais acessíveis.
A montadora afirmou que os seus fornecedores já foram informados e acrescentou que "será ágil no ajuste do cronograma de lançamento do produto para atender às necessidades do mercado e à demanda dos clientes, ao mesmo tempo, em que visa melhorar a lucratividade" .
Modelos adiados
A van E-transit seria lançada em 2026 e a sua produção estava programada para ocorrer na fábrica de Ohio, nos Estados Unidos .
Já a picape elétrica T3 teria dimensão convencional, lançamento em 2027 e seria fabricada no complexo de montagem da Ford no Tennessee, também nos Estados Unidos.
Os lançamentos da van E-transit e da sucessora da picape F-150 Lightning, modelo anterior que também é elétrico, foram adiados para 2028.
Ao justificar os adiamentos, o CEO da Ford , Jim Farley, reforçou que "o F-150 Lightning, o caminhão elétrico mais vendido da América, e o E-Transit continuam atendendo às necessidades atuais dos clientes" .
Adiamentos têm relação com a China
A indústria automobilística da China tem oferecido aos consumidores modelos mais acessíveis de veículos elétricos.
Esse fenômeno é resultado da queda nos custos de produção, o que pressiona as montadoras de outros países
A resposta das concorrentes tem sido, justamente, o adiamento de lançamentos e a adoção de um redirecionamento estratégico de produção.
Os modelos de baixo custo e de plataforma simplificada, sobretudo os veículos elétricos de pequeno porte, têm sido priorizados pelas montadoras.
Ford enfrenta período desafiador
A montadora norte-americana lidera o ranking de recalls e tem acumulado problemas de qualidade em seus produtos nos últimos meses.
Segundo a agência Reuters, os setores de veículos elétricos e de software devem gerar perdas de até US$ 5,5 bilhões (quase R$ 30 bilhões) à Ford este ano.
Na próxima segunda-feira (11), a Ford irá exibir ao mercado e à imprensa os planos para os seus próximos veículos.
As expectativas se concentram nos anúncios relacionados às tecnologias elétricas. O evento será sediado no estado norte-americano do Kentucky.