
A montadora japonesa Nissan deverá lançar o Wave, o seu citycar elétrico, no início de 2027 no mercado da Europa.
As informações divulgadas pelo portal francês L’argus , especializado em automobilismo, ainda dão conta de que o veículo será desenvolvido na plataforma elétrica Ampere Small, a mesma utilizada pelo novo Renault Twingo.
O Wave deverá ser compacto e de baixo custo, padrões que a própria fabricante tem focado no segmento de eletrificados voltados às vias urbanas.
De acordo ainda com o L’argus , a Nissan cogitou nomeá-lo de Pixo, o mesmo utilizado por seu subcompacto urbano produzido entre 2009 e 2013. No entanto, a disputa teria acabado rendendo vitória ao nome Wave.
Além disso, o Nissan Wave deverá ser montado na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia. Já o seu lançamento estaria previsto somente para o primeiro trimestre de 2027.
Configuração
Confira as prováveis configurações do Wave, que deverá render holofotes à japonesa no mercado europeu de citycar eletrificado:
- Motor: elétrico de 85 cv;
- Bateria: LFP com capacidade aproximada de 30 kWh;
- Autonomia: cerca de 300 km (ciclo combinado)
- Preço estimado: € 20 mil (cerca de R$ 125 mil)
- Tração: dianteira
Vale destacar que o motor elétrico deverá ser fornecido pela empresa chinesa Shanghai Electric Drive .
A proposta da Nissan deverá ser de reduzir os seus custos de desenvolvimento e acelerar a engenharia dos seus veículos eletrificados.
Com isso, estima-se que ela irá se apoiar na parceria entre a divisão Ampere, que é a unidade do grupo Renault dedicada a carros elétricos e software, e a Launch Design, uma empresa chinesa especializada em design e engenharia automotiva.
Visual e concorrência
Não há informações sobre o design do Nissan Wave. Porém, a montadora japonesa deverá adotar uma identidade moderna e própria para o pequeno eletrificado urbano.
As expectativas são de que o Wave fará concorrência ao Fiat Grande Panda e ao BYD Dolphin Surf.
Veja imagens dos dois modelos abaixo: