
Um SUV elétrico EC6, da chinesa Nio, se partiu ao meio depois de bater em alta velocidade contra uma barreira de concreto, no domingo (01), em Xangai, na China.
A traseira se desprendeu, mas os dois ocupantes saíram do carro sozinhos, com ferimentos leves, segundo o portal Car News China.
A fabricante informou que o veículo não usava assistência ao motorista no momento da batida.
Após o impacto, as portas destravaram automaticamente e o sistema enviou alerta às equipes da empresa, que foram até o local. A bateria permaneceu intacta e não houve risco de incêndio.
Técnicos que analisaram o caso explicaram que a barreira tinha uma borda de cerca de 12 centímetros, o que concentrou toda a força em um ponto específico da carroceria.
Esse tipo de choque cria um “corte” estrutural raro, o que explica a separação completa da parte traseira.

Mesmo assim, a cabine não se deformou. Fotos mostram a motorista sentada no batente da porta após o acidente, o que indicou que a célula de sobrevivência suportou o impacto extremo.
Bateria e estrutura não pegaram fogo
O EC6 usa carroceria mista de aço e alumínio e um conjunto de baterias de 100 kWh.
No acidente, nenhum dos módulos apresentou superaquecimento ou fuga térmica. Esse comportamento é considerado positivo em acidentes severos com veículos elétricos.
O modelo mais recente tem dois motores, tração integral, 360 kW de potência combinada e autonomia de até 630 quilômetros no ciclo chinês CLTC.
A polícia de Xangai investiga velocidade, condições da via e causa exata da perda de controle.
De acordo com o Car News China, a Nio disse que vai colaborar com as apurações e que o caso não altera os padrões de segurança do veículo, já certificados.
Mesmo assim, o episódio chama atenção pela divisão incomum do carro e pela preservação da cabine.