Já vimos este filme com os motores diesel da Volkswagen

Segundo a Mercedes-Benz o motor BlueTEC é o diesel mais sofisticado que existe, respeitando as leis americanas e européias de emissões de poluentes
Divulgação
Segundo a Mercedes-Benz o motor BlueTEC é o diesel mais sofisticado que existe, respeitando as leis americanas e européias de emissões de poluentes

Sabe aquelas caixas de lenço de papel que quando você puxa um saem dois? Pois é, ano passado, quando a Volkswagen  foi pega fraudando os números de emissões de poluentes em 11 milhões de motores diesel, a pergunta inevitável apareceu: Será que tem outras montadoras fazendo a mesma treta?

Adivinha qual a resposta? Claro que sim. O jornal alemão Handelsblatt , por meio da agência de notícias Reuters , informou que a poderosíssima EPA , Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, (que deve aplicar multas na casa dos vários bilhões de dólares na Volkswagen ), acaba de formalmente pedir informações sobre emissões de poluentes relacionadas aos carros da Mercedes-Benz com motores diesel da família BlueTEC. A EPA foi acionada por uma firma de advocacia contratada por um grupo de consumidores americanos  que acusam a Mercedes-Benz de enganá-los ao dizer que os motores diesel BlueTEC são os mais limpos e avançados motores do mundo. Para quantificar o tamanho dessa confusão, a ação acusa a marca alemã de instalar um software nesses motores que, ilegalmente, camufla as reais emissões de óxido de nitrogênio, que são 65 vezes acima do permitido pela EPA e 25 vezes maior que o limite do Euro 6 , em temperaturas abaixo dos 10 graus centígrados, algo bastante comum nos outonos e invernos Nos Estados Unidos e Europa.

A EPA ainda não abriu uma investigação oficial contra a Mercedes-Benz , limitando-se nessa fase a coletar dados e pedir informações. É possível que tudo não passe de um mal entendido ou de um erro técnico não intencional da montadora alemã, mas se você fosse convidado a apostar se a Mercedes-Benz cometeu deliberadamente uma fraude nos moldes da Volkswagen, ou apenas um pequeno erro técnico não intencional, onde você colocaria seu dinheiro?

Para terminar, um último comentário. Levando-se em conta a reconhecida competência da engenharia alemã, é bem provável que a caixa de lenço de papel projetada por eles seja bem mais eficiente e, ao invés de saírem dois lenços por vez ( Volkswagen e Mercedes ), saiam três, ou quem sabe até quatro lenços ao mesmo tempo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.