Não basta apenas não usar o celular ao dirigir ou não estar alcoolizado, manter atenção e seguir algumas regras podem aumentar sua segurança

Posição correta de dirigir contribui com a segurança no trânsito. Mas deve-se ficar atento  e seguir algumas dicas
Divulgação
Posição correta de dirigir contribui com a segurança no trânsito. Mas deve-se ficar atento e seguir algumas dicas

Mesmo aqueles bons motoristas que não se distraem ao volante com o celular e que nem pensam em dirigir se estiverem alcoolizados correm risco de se envolverem em acidentes de trânsito. Além de se manter sempre atento também é preciso seguir alguns procedimentos, principalmente em situações adversas, como com chuva ou neblina com pista molhada e em trechos preocupantes, como cruzamentos e vias bastante movimentadas.

A seguir, selecionamos cinco dicas importantes para evitar acidentes em circustâncias mais complicadas e que podem acabar mal. Portanto, acompanhe algumas acomentações importantes e saiba do que você deve fazer para dirigir com o máximo de segurança possível.

LEIA MAIS: Os 10 carros menor seguros vendidos no Brasil.  Confira os testes 

1 – Cuidado com as motos ao redor

 Dirigir em cidades grandes exige sempre muita atenção o tempo todo. E um dos perigos que representam sério risco de acidente é acabar batendo em alguma motocicleta por falta de atenção. O grande problema é quando elas ficam no chamado “ponto cego”, aquela área que fica fora do ângulo de visão.

Portanto, a regra básica é sempre usar os piscas laterais ante de mudar de faixa, ajustar bem os retrovisores  e regular a sua velocidade para que a moto faça a ultrapassagem tranquilamente.

2-  Mantenha a distância correta do carro da frente

De acordo com o que ensinam os especialistas em segurança no trânsito, a distância segura do carro da frente pode ser medida pelo fato de você conseguir ver completamente os pneus do veículo que segue adiante. Isso vale para quem roda na cidade.

Nas rodovias, deve-se manter, pelo menos, três segundos de distância, já que com velocidades maiores o carro percorre uma grande distância em um piscar de olhos. Então, basta  fixar um ponto por onde o carro da frente passou e contar: “mil e um, mil e dois, mil e três”. 

LEIA MAIS:  Saiba quais são os 10 carros mais seguros do Brasil

3-  Tenha cautela em pista molhada

Além de dobrar a distância do carro da frente de três para seis segundos, deve-se escolher as pistas mais centrais da via, que costumam acumular menos água  e, portanto, existem menos chances de acontecer a chamada “aquaplanagem”, quando uma lâmina de água fica entre os pneus e o solo, fazendo o carro ficar fora de controle.

Nesse caso, a primeira providência é reduzir a velocidade sem pisar nos freios, apenas tirando o pé do acelerador. Deve procurar manter a calma até sentir que o carro voltou a ter aderência.

4 -  É bom ter prudência nas ultrapassagens

Antes de decidir fazer uma ultrapassagem é preciso ter certeza de que existe uma distância segura para que a manobra seja feita levando em consideração a potência disponível no carro que você dirige.  No caso de estar ao volante de um popular 1.0, o fôlego é sofrível. Portanto, pense bem antes de se arriscar em pista dupla.

Se for o caso,  faça a ultrapassagem em descidas, que exigem bem menor força do motor. Claro que o tamanho do veículo a ser ultrapassado também deve ser considerado. E sempre utilize o farol baixo para ser visto com mais clareza.

LEIA  MAIS:  Como ajustar a posição correta de dirigir

5 – Redobre a atenção nos cruzamentos 

Mesmo nos cruzamentos com semáforos é preciso ter o máximo de prudência. Isso porque existe o risco de algum apressado passar o sinal vermelho e acabar causando um sério acidente. Por isso, não tenha pressa ao passar em um cruzamento logo que o sinal ficar verde.  

Se estiver parado e o semáforo abrir para você,  engate a primeira devagar e saia tranquilamente, dando uma olhada antes dos lados para se certificar de que pode seguir em segurança.  E ao chegar a um cruzamento reduza a velocidade e siga devagar observando rapidamente ao redor par aver se o caminho está livre.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.