Lançado em maio na Ásia, o Toyota Yaris Cross vem se aproximando cada vez mais do mercado brasileiro. Desta vez, o SUV compacto foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) , o que significa que o veículo está patenteado por lei em território brasileiro, e o lançamento, especulado para o início de 2025, vem tomando forma.
COMO SABEMOS QUE SERÁ O YARIS CROSS?
A Toyota ainda não confirmou oficialmente a produção do veículo por aqui, porém, em março, quando a montadora confirmou o investimento de R$ 11 bilhões , em nota, foi especificado que R$ 1,63 bilhões seriam destinados para um veículo compacto híbrido-flex. Além disso, o veículo já foi visto em testes por aqui, o que deixa praticamente certo que o modelo escolhido é o Yaris Cross.
As imagens registradas mostram o SUV de entrada da marca que será produzido em Sorocaba (SP) com a grade trapezoidal, semelhante à do Corolla Cross anterior, porém menor, e faróis encurtados e com linhas bem agressivas. A traseira lembra as lanternas da RAV4, assim como suas linhas. Além disso, componentes do modelo, como lanternas, faróis e até o painel completo, foram registrados - nele é possível ver o freio de estacionamento eletrônico que será o mesmo das versões vendidas no exterior. O multimídia de 10,1” virado para o motorista também será um destaque.
PREÇO E MOTORIZAÇÃO
O Yaris Cross estará abaixo do Corolla Cross , com preço estimado entre R$ 130 mil e R$ 180 mil. Isso porque o modelo deverá ser equipado com dois tipos de motorização aqui no Brasil: o 1.5 aspirado flex de 105 cv e 14,1 kgfm de torque; essa motorização equipa o Yaris Cross no Chile, porém lá é apenas a gasolina, mas aqui será o flex. Esse motor é uma evolução do já utilizado no Yaris (hatch e sedã) vendido aqui. O segundo tipo de motorização esperada é o 1.5 aspirado flex do ciclo Atkinson de 90 cv e 12,3 kgfm de torque, juntamente com o motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm de torque. Juntos entregam até 110 cv.
Resumindo, a versão de entrada poderá ser a combustão, flex e a versão topo de linha, híbrido-flex. Como o Corolla Cross, nada que surpreenda em termos de potência, porém, o consumo pode ser seu grande chamariz - podendo passar de 20 km/l. Nessas opções para o Brasil, o câmbio será sempre CVT e e-CVT.
Mesmo sendo um SUV de entrada , o modelo híbrido está dentro dos parâmetros que a marca está buscando. Rafael Chang, presidente da marca no país, disse em um evento sobre o futuro da Toyota e a eletrificação: “Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente. Para nós, mais do que uma nova tecnologia, existe uma real redução de carbono”. Além disso, a plataforma DNGA, uma plataforma mais simples que a TNGA, utilizada no Corolla , aceita a eletrificação.
DIMENSÕES
Em termos de dimensões, o Yaris Cross tem 4,31m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,64 m.
ATRASO NA PRODUÇÃO E FRAUDE
Como dito no começo da matéria, o Yaris Cross deverá chegar às lojas no começo de 2025, mas isso deveria acontecer antes, já que houve um atraso na produção do modelo. Era afirmado que o SUV teria produção em dezembro de 2024, porém a Toyota confirmou na nota de investimento que a produção começará no início de 2025. Esse atraso pode estar ligado ao escândalo de testes de colisão do modelo na Ásia.
CONCORRENTES
No entanto, o modelo chegará bem próximo do lançamento do Honda WR-V , que será seu rival direto, porém na versão a combustão, já que o sistema híbrido da Honda, que também será flex, chegará apenas em 2028. Mas para não ficar sozinho, outro SUV compacto que será lançado no Brasil no próximo ano é o Hyundai Creta , que também virá com motorização híbrida.