O vice-presidente de marketing e estratégia da Volkswagen, Hein Schafer, revelou ao site Argentina Autoblog que o projeto Tanoak apresentado como uma picape acima da Amarok não verá a luz do dia. De acordo com o executivo, a marca decidiu focar na Tarok, apresentada como conceito durante o Salão do Automóvel 2018.
LEIA MAIS: Flagra! Volkswagen Tiguan reestilizado volta a aparecer
A Tanoak foi apresentada como conceito em março de 2018, tendo o SUV Atlas como base. Sendo maior e mais luxuoso que a Amarok, o modelo seria muito caro para o mercado sul-americano. Schafer afirma que as chances do modelo ser produzido são, em suas palavras, próximas de zero.
A Tarok vem aí
A Tarok, nova picape intermediária da Volkswagen na mesma categoria da Fiat Toro, já apareceu nos registros de patente do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em seu desenho definitivo. Com poucas alterações visuais na comparação com o conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de 2018, o modelo será fabricado no continente em 2021.
LEIA MAIS: Flagra! Jeep Compass é visto camuflado antes da estreia em 2021
Não fica claro que a picape de produção realmente adotou o recurso de rebatimento dos bancos traseiros com uma abertura para a caçamba, a fim de ampliar sua capacidade de carga. A Volkswagen diz que novos detalhes serão revelados em tempo, mas adianta que o projeto nacional chamou bastante atenção da matriz europeia; tanto que o conceito foi exibido no Salão de Frankfurt (Alemanha).
Ao Autoblog, o presidente da Volkswagen América do Sul, Pablo Di Si, admitiu que Brasil e Argentina estão disputando a produção da Tarok. A fábrica argentina de Pacheco é o destino mais provável, uma vez que o futuro SUV médio Tarek será feito com a mesma plataforma por lá.
Próxima geração da Amarok
Volkswagen e Ford fecharam um novo acordo de colaboração durante o Salão de Detroit (EUA) no ano passado. A joint-venture prevê colaboração na fabricação de novos veículos elétricos e comerciais, incluindo as próximas gerações de Ranger e Amarok. De acordo com o site Argentina Autoblog, as marcas também estão trabalhando para lançar versões SUV de sete lugares das picapes, na mesma categoria de Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer.
O chamado “Projeto Cyclone” está em andamento na Argentina, e tudo indica que os novos SUVs serão fabricados no complexo industrial da Ford, em Pacheco. A publicação argentina também obteve a nomenclatura interna do projeto do SUV, tratado pelo time de engenharia como “U704”.
LEIA MAIS: Ranger e Amarok poderão ganhar versões SUV de sete lugares, diz site
A Volkswagen já chegou a desenvolver um SUV com base na Amarok. O modelo não foi lançado por conta das novas regras de homologação para a emissão de gases tóxicos no continente europeu. Também havia uma apreensão interna de que o projeto não fosse rentável. Dividindo os custos de engenharia com a Ford, o modelo finalmente poderá ver a luz do dia.