Com apenas 20 exemplares, a Ford encerra a produção de um de seus modelos mais icônicos homenageando o seu legado histórico nas pistas e as vitórias de 2016 e 1996 em Le Mans.
Trata-se do GT LM Edition , última série especial do cupê esportivo cuja tiragem é de apenas 20 unidades e traz como diferencial carroceria em fibra de carbono, pintura Liquid Silver com detalhes em vermelho ou azul, e escapamento duplo de titânio é impresso em 3D.
Além disso, há da fibra de carbono pintada de vermelho ou azul, aplicada no divisor dianteiro, soleiras laterais e das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro. As rodas de fibra de carbono de 20 polegadas vêm com porcas de titânio e pinças de freio Brembo pretas.
Por dentro, os bancos são de fibra de carbono revestidos de Alcantara e painel, pilares e teto com acabamento de couro. Além disso, há outros detalhes aparentes vistos no console, saídas de ar e pilares.
O motor é V6 biturbo EcoBoost de 3,5 litros , capaz de render 660 cv e 75,9 kgfm de torque, números que fazem o superesportivo acelerar de zero a 100 km/h em 2,9 segundos com a velocidade final de 347 km/h, diz a Ford.
O Ford GT LM Edition começa a ser entregue aos clientes neste trimestre e terá a produção encerrada no final do ano quando o superesportivo se despedirá da sua linha de produção. O preço não foi revelado, mas estima-se algo superior aos US$ 500.000 do GT “normal”, ou o equivalente a pouco mais de R$ 2,6 milhões.
O GT 40 em Le Mans
Em 1951, Briggs Cunningham corria em Le Mans com um Cadillac branco e teto azul; para diferenciá-los dos outros, mas, no ano seguinte, pilotou um C4R com duas faixas azuis. O sucesso é lembrado até hoje nos Ford Mustang e GT40 .