No dicionário, psicologia é a ciência que estuda as estruturas mentais e comportamentais do indivíduo. Não é raro tal estudo abordar impressões que são difundidas culturamente, o que aconteceu novamente. Pesquisadores britânicos realizaram um estudo para comprovar se quem compra carros esportivos precisa “compensar” algo exibindo seus carros velozes e barulhentos .
O estudo conduzido pela University College London, universidade de Londres, na Inglaterra, ouviu 200 homens de idade entre 18 e 72 anos e concluiu que a ideia de que homens com pênis abaixo do tamanho médio podem, sim, recorrer a carros esportivos ou chamativos para compensar.
A ideia dos pesquisadores era entender se os homens utilizam os automóveis como forma de sedução (assim como o pavão utiliza as plumas em sua cauda) para atrair parceiras ou se tem relação com autoestima , e utilizam veículos e outros itens de luxo para se sentirem realizados.
Os pesquisadores deram diversas informações para os entrevistados, inclusive um dado falso aos participantes, afirmando que o tamanho médio do pênis era maior do que de fato é . "Assim, os entrevistados pensariam subjetivamente que seus pênis eram menores do que de fato são.” Afirmou um pesquisador.
Os entrevistados foram separados em dois grupos, um deles foi conduzido por uma lógica de maior autoestima e outra por uma de menor autoestima geral. Entre outras informações, um grupo soube que o tamanho médio do pênis era de 18 cm, enquanto o outro grupo foi informado que o tamanho médio era de 10 cm.
“Conseguimos fazer o interesse dos participantes por carros esportivos crescer a partir do momento em que fizemos os entrevistados sentir que possuíam um pênis relativamente pequeno. Se fizermos esse experimento com outros itens, teríamos os mesmos resultados? Ou é algo relacionado especificamente à psique masculina e carros?”
Esse estudo gera polêmica, afinal, não se sabe se os entrevistados tinham alguma tendência de gostar de carros . Um estudo nos Estados Unidos há 10 anos atrás chegou a conclusão de que carros esportivos conseguiam ajudar seus donos a arrumar encontros com o gênero oposto, mas que as mulheres não o enxergavam como bons parceiros de longo prazo.