As ilhas gregas, um destino obrigatório para turistas no verão, estão se tornando cada vez mais populares para projetos de eco-sustentabilidade, incluindo mobilidade elétrica.
Poucos meses depois de um monte de modelos Volkswagen ID.3 e ID.4 pousarem na ilha de Astypalaia como parte de um programa governamental, chegou a vez da Citroën entregar sua gama de veículos elétricos para a ilha Chalki no Mar Egeu.
No caso específico , a marca francesa incorporou à forta o pequeno Ami , que talvez será o carro de polícia mais lento do mundo. O microcarro tem velocidade máxima limitada de 45 km/h.
Leia Também
O modelo é empurrado por um minúsculo motor elétrico de apenas 8 cv e conta com uma autonomia de até 70 km com um carga completa da bateria de íon de lítio de 5,5 kWh.
Isso é mais do que suficiente para a rede rodoviária limitada da ilha. O Ami mede 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros (excluindo espelhos) de largura e 1,52 metros de altura e pesa 485 kg.
A Citroën
forneceu uma frota de seis veículos às autoridades públicas de Chalki, que pretende se tornar a primeira ilha Eco-grega. A linha inclui duas unidades do Ami para a Polícia e a Guarda Costeira, dois modelos ë-C4s para o município, um ë-Spacetourer MPV e uma van de painel ë-Jumpy (ë-Dispatch).
Os veículos são oferecidos em regime de locação gratuita por 48 meses. Após este período, a Citroën
irá comprá-los e doá-los de volta ao Município de Chalki.