Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional
Guilherme Menezes/ iG Carros
Pulse Abarth 2023 é o primeiro SUV da marca de esportivos da Fiat no mundo e o primeiro Abarth nacional

O Pulse Abarth é desenvolvido e produzido no Brasil, além de ser o primeiro SUV da marca no mundo. Previsto para chegar no último trimestre do ano, terá concessionários especializados na divisão esportiva, mas sempre dentro de uma Fiat.

Recentemente, pudemos conhecer o Pulse Abarth de perto, mas alguns detalhes ainda não puderam ser revelados. Entre eles, as informações exatas sobre a calibração do conjunto mecânico, bem como detalhes do interior, que estava majoritariamente coberto por mantas, para que ainda não pudesse ser visto.

No nosso podcast de hoje, tivemos uma conversa com o Pedro Silva, que é gerente de marketing de produto da Stellantis , e é o responsável por fazer o retorno da marca Abarth acontecer. Ouça na íntegra, a seguir, o que a divisão Abarth já pôde revelar sobre o novo Pulse esportivo .

Interessante é saber que, conforme for, a Abarth não irá se restringir aos modelos nacionais no Brasil. Poderão trazer os importados também, em determinado momento, conforme apuramos com Pedro. Além disso, a produção do Pulse Abarth não prevê limitações. Logo, o que vai definir quantos serão feitos, e por quanto tempo, será a própria demanda do mercado.

Além do mais, Pedro ressalta o trabalho realizado em cima do modelo. Como o carro é voltado aos entusiastas, destaca a importância de um método mais “artesanal” de desenvolvimento, para alterar o Fiat Pulse , como já conhecemos. Um dos pontos altos é o sistema de escapamento, que foi projetado artesanalmente para alinhar o ronco do motor ao padrão da Abarth.

Quando estivemos com o carro, pudemos notar que a parte de acabamento ainda apresenta muitas das mesmas superfícies plásticas do Fiat Pulse , além do mesmo cluster digital, volante multifuncional e teclas na parte inferior do painel. Algo que se destaca ao condutor é uma interface que mostra a pressão gerada pelo turbocompressor em tempo real.

O visual é o mesmo da primeira revelação do carro. Conta com para-choques exclusivos, grade colmeia com o brasão do escorpião da Abarth . Além disso, vem com luzes auxiliares na parte inferior do pára-choque, enquanto a traseira traz extrator de ar e dupla saída de escape.

Na tampa do porta-malas está escrito Abarth, em vez do tradicional Fiat , por extenso. Como se não bastasse, destaque para a pintura vermelha que está presente no friso inferior do para-choque dianteiro, capas dos retrovisores e no adesivo Abarth na base das portas. O teto e o defletor traseiro são pintados de preto.

O motor 1.3 turbo e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos do Jeep Renegade . Além disso, ao todo, o Pulse Abarth tem os mesmos 185 cv e 27 kgfm do “primo” da Jeep. Entretanto, apuramos que a calibração de toda a eletrônica associada aos componentes mecânicos foi desenvolvida especificamente para o carro.

Ou seja, o Pulse Abarth tem resposta mais imediata no atuador do pedal de aceleração, bem como ganhos de potência e torque em rotações que não são as que geram os picos de rendimento. O resultado é uma aceleração até 100 km/h em 8 segundos e máxima que supera os 210 km/h.

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