O Ford GT Mk IV será feito artesanalmente nas instalações do Grupo de Operações de Veículos Especiais Multimatic em Ontário, no Canadá
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O Ford GT Mk IV será feito artesanalmente nas instalações do Grupo de Operações de Veículos Especiais Multimatic em Ontário, no Canadá

Após ganhar há pouco tempo uma versão homologada para as ruas, o esportivo GT da Ford acaba de ser apresentado nos EUA. O modelo é uma variante totalmente voltada para as pistas e trata-se da última série feita exclusivamente para corridas.

Batizada de GT Mk IV, a última tiragem do superesportivo contará com apenas 67 unidades e será feita artesanalmente nas instalações do Grupo de Operações de Veículos Especiais Multimatic em Ontário, no Canadá.

O bólido, segundo a marca, traz motor EcoBoost biturbo preparado com rendimento de mais de 800 cv. Além disso, o cupê tem câmbio de corrida, carroceria alongada de fibra de carbono e suspensão exclusiva Adaptive Spool Valve (ASV), da Multimatic.

“Assim como o modelo original, o novo Ford GT Mk IV foi criado para desempenho máximo na pista”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports . “Com um nível ainda mais alto de engenharia e carroceria de fibra de carbono impressionante, completamente nova e funcional, ele é uma despedida digna do supercarro de terceira geração.”

De acordo com a Ford, o número 67 da tiragem que será fabricada é uma homenagem ao ano em que o carro original venceu as 24 Horas de Le Mans . O GT Mk IV tem preço a partir de US$ 1,7 milhão , o equivalente a R$ 9.078 milhões , fazendo uma conversão direta.

Se você se interessou, corra para se inscrever pelo site ( https://www.ford.com/performance/gt/mk-iv/ ) cujo anúncio dos clientes selecionados será feito no primeiro trimestre de 2023, assim como o início das primeiras entregas.

Você sabia?

O Ford C4R foi o modelo que originou a tradicional pintura branca com faixas azuis que depois se estendeu ao Ford GT40
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O Ford C4R foi o modelo que originou a tradicional pintura branca com faixas azuis que depois se estendeu ao Ford GT40

Em 1951, Briggs Cunningham corria em Le Mans com duas unidades de Cadillac branco e teto azul só para diferenciá-los dos outros, mas, no ano seguinte, pilotou um Ford C4R com duas faixas azuis. O sucesso é lembrado até hoje nos  Ford Mustang e Ford GT40 , este último modelo que deu origem ao GT atual.

A lenda GT40

O GT40, primeiro carro americano vencedor do Grande Prêmio de Le Mans, está exposto no Museu Ford na cidade de Dearborn, nos EUA
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O GT40, primeiro carro americano vencedor do Grande Prêmio de Le Mans, está exposto no Museu Ford na cidade de Dearborn, nos EUA

O início é a década de 60 quando a Ford pretendia adquirir a Ferrari para entrar competir na tão aclamada prova das 24 Horas de Le Mans , na França, e logo depois entrar para o mercado europeu de superesportivos.

Tudo ocorria bem, até que então a Fiat interviu nas negociações alegando que a Ferrari era patrimônio da Itália. Desse modo, a Ford se viu obrigada a criar um esportivo para competir na tradicional corrida automobilística. Depois de algumas investidas malfadas, a marca chegou ao vencedor GT40, projeto que foi feito com a ajuda do ex-piloto automobilístico Carrol Shelby .

Com a vitória em 1966 no circuito francês, o cupê receberia uma releitura em homenagem aos 40 anos de sua existência. Equipado com um V8 de 5.4  e supercompressor (blower) rendia 558 cv e torque de 69,2 kgfm a 4.500 rpm , números suficientes para que ele chegasse a 330 km/h e levasse 3,8 segundos para atingir 100 km/h.


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