Com 90% de aptidão para o asfalto, os novos pneus agradaram
Divulgação
Com 90% de aptidão para o asfalto, os novos pneus agradaram

A Metzeler está disponibilizando um novo pneu para o segmento das big trail Já foi o tempo em que tínhamos poucas boas opções na hora de substituir os pneus de uma motocicleta.

Os novos produtos cada vez mais aumentam a sua capacidade de resistência, conforto e segurança, principalmente quando falamos de motocicletas de maior desempenho. O novo pneu, desta vez, é o Metzeler Tourance Next 2 , que está chegando este mês.

Por enquanto, o novo Metzeler Tourance Next 2 está disponível apenas para reposição, mas assim que for homologado pelos fabricantes de motocicletas, poderá, também, vir como equipamento original da motocicleta.

De acordo com o fabricante – a Metzeler é uma marca pertencente ao grupo Pirelli –, o novo Tourence Next 2 é um produto para motocicletas enduro street , ou seja, ideal para uso tanto em longas jornadas quanto em curtas excursões fora da cidade.

Ainda conforme a Metzeler, o Tourance Next 2 tem a aparência agressiva de um pneu inspirado no off road mas com máximo desempenho no asfalto, com conforto e durabilidade.

As considerações, no entanto, não precisam se ater às considerações de quem o fabrica, já pudemos experimentá-lo em um belo passeio organizado pelo fabricante. As motocicletas utilizadas foram todas big trail, que é o segmento para o qual o pneu foi projetado.

Na terra, os 10% foram suficientes para uma viagem off road bastante tranquila
Divulgação
Na terra, os 10% foram suficientes para uma viagem off road bastante tranquila

Vários parâmetros podem ser verificados durante a avaliação de um pneu, alguns deles muito sutis e difíceis de serem observados por um piloto que não seja muito treinado para essa finalidade. Mas outros parâmetros se mostram mais claros, principalmente em algumas situações mais extremas.

O ruído é um deles. Mesmo tendo um compromisso de 90% de uso no asfalto, os 10% restantes capazes de oferecer um mínimo de controle fora dele poderiam – e podem, em pneus mais antigos – resultar em um ruído inconveniente. Sei disso porque tenho motocicletas com essa proposta e dependendo do caso, o ruído dos pneus incomoda um pouco.

Para eliminar a possibilidade de ruído, os pneus Metzeler Tourance Next 2 têm uma distribuição de sulcos de forma irregular, que só se repete em blocos, uma tecnologia chamada de Multi-Pitch Knob Layout. Funciona: os pneus são mesmo suaves e silenciosos.

No asfalto, os pneus Metzeler Tourance Next 2 passaram grande confiança ao piloto (eu), mesmo naquelas situações em que damos aquela “forçadinha” a mais em uma curva, por exemplo. Na saída delas, acelerar com vontade mesmo antes de a motocicleta voltar à vertical não proporcionou nenhum susto (dentro dos limites da segurança, logicamente).

Inicialmente, são dez as medidas disponíveis para o segmento big trail
Divulgação
Inicialmente, são dez as medidas disponíveis para o segmento big trail

Só para citar um pouco da muita tecnologia com a qual os pneus modernos são projetados, algumas das medidas do pneu traseiro seguem o esquema "Cap&Base", que, entre outras características, mantém o equilíbrio térmico em todos os pontos, na banda e nos ombros, aquecendo-os de forma homogênea e minimizando os riscos de falta de aderência em curvas por ainda estarem frios.

Da mesma forma, o resfriamento dos pneus é mais lento, o que é muito oportuno para evitar perda de aderência devido a breves paradas durante o percurso.

Com apenas 10% de aptidão para o fora de estrada, é claro que os novos pneus se adequaram para o grande trecho de estradas no percurso idealizado pela Metzeler, mas no bom trecho fora dela os Tourance Next 2 deram conta do recado sem qualquer susto.

O desenho esportivo dos pneus sugere que não se aventure em pisos de muito baixo coeficiente de atrito, como lama, por exemplo.

São dez as medidas oferecidas pela Metzeler para os novos Tourance Next 2, dianteiros de 19 e 21 polegadas, em cinco medidas, e traseiros de 17 e 18 polegadas, em outras cinco medidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!