Chevrolet Onix: líder no Brasil, apenas 68º no mundo, mas deve crescer em 2020.
Divulgação
Chevrolet Onix: líder no Brasil, apenas 68º no mundo, mas deve crescer em 2020.

O Chevrolet Onix já garantiu por antecipação seu pentacampeonato como carro mais vendido no Brasil. Porém, se o carro é um sucesso em termos regionais (América do Sul), o mesmo não se pode dizer quando ele é visto sob um panorama global. Nesse ranking, o Onix ocupa uma discretíssima 68ª posição.

LEIA MAIS: Chevrolet Onix e Jeep Renegade vão decidir a sorte da GM e da FCA

Segundo a consultoria Focus2Move , que faz a contagem das vendas globais unificando as carrocerias, ou seja, hatch, sedã e perua contam como o mesmo modelo, o Chevrolet Onix perde para quatro rivais diretos do mercado brasileiro: Volkswagen Polo, Toyota Yaris, Peugeot 208 e Citroën C3.

Volkswagen Polo: a melhor colocação no ranking global, entre os top 10 carros do mundo.
Divulgação
Volkswagen Polo: a melhor colocação no ranking global, entre os top 10 carros do mundo.

Embora seja líder disparado no Brasil, com o dobro de vendas de seus mais próximos seguidores (Hyundai HB20 e Ford Ka), o Chevrolet Onix é apenas o 68º colocado no ranking de vendas globais devido à estratégia da montadora. O Onix é um carro feito para os chamados mercados emergentes. Já os demais carros citados são projetos globais, embora o Yaris tenha uma configuração para os tais mercados emergentes e os franceses 208 e C3 estejam bem defasados no Brasil.

LEIA MAIS: Por que o Chevrolet Onix Plus agradou tanto?

Mas não é o caso, por exemplo, do VW Polo , que tem no Brasil a mesma configuração técnica dos países com economia mais avançada. Por isso, o Polo aparece numa ótima 10ª posição no ranking global, com quase 370 mil vendas de janeiro a julho deste ano.

Toyota Yaris: bem colocado entre os 20 primeiros, mas o modelo brasileiro é diferente.
Divulgação
Toyota Yaris: bem colocado entre os 20 primeiros, mas o modelo brasileiro é diferente.

Vale ressaltar que o ranking global tem atualização mais lenta, pois não é fácil reunir os dados de vendas de todos os países. Portanto, na soma das vendas até julho, o Chevrolet Onix e seus rivais diretos no Brasil estão com os seguintes números (entre parêntesis, a diferença para o mesmo período do ano passado):

10º - Volkswagen Polo - 367.309 vendas (-16,8%)

19º - Toyota Yaris - 260.711 vendas (+9,3%)

Você viu?

23º-  Renault Clio -  238.310 vendas (-4,1%)  

34º - Ford Fiesta - 206.255 vendas (-11,8%)

53º - Peugeot 208 - 172.203 vendas (-7,6%)

63º - Citroën C3 - 161.598 vendas (+0,6%)

68º - Chevrolet Onix - 156.706 vendas (+16,5%)

Desempenho deverá sorrir para o lado da GM com a maturação da nova geração no mercado
Divulgação
Desempenho deverá sorrir para o lado da GM com a maturação da nova geração no mercado

Para a GM, isso não faz muita diferença, pois certamente o Chevrolet Onix é mais lucrativo com essa estratégia. Além disso, considerando que o carro foi totalmente renovado na segunda geração, que acaba de chegar ao mercado, o Onix diminuiu bastante a diferença tecnológica que tinha em relação a outros carros globais.

LEIA MAIS: Novo Toyota Corolla provoca exame de consciência no consumidor

De qualquer forma, o Onix ainda está melhor do que seus principais rivais no Brasil, o HB20 e o Ford Ka , que nem aparecem na lista dos 100 carros mais vendidos do mundo. Bem, o Hyundai i20 está em 84º lugar, com 138.914 vendas (-12,1%), o que já é um parâmetro, pois é a versão global do HB20 brasileiro.

Porém, com a nova geração (desenvolvida em conjunto com a China), o Chevrolet Onix também passa a ser vendido no mercado asiático. Isso certamente vai impactar nas vendas globais do carro, que deve subir bastante no ranking global em 2020. Um detalhe para observarmos na próxima temporada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!