Novo Nissan Sentra Exclusive é a versão top de linha do sedã médio
Julio Cabral
Novo Nissan Sentra Exclusive é a versão top de linha do sedã médio

O segmento dos sedãs médios se tornou pós-apocalíptico em relação ao que era: uma terra quase que desabitada, mas com um líder forte, bom de vendas e capaz de desestimular outros fabricantes a investirem no nicho. Estamos falando de você, Toyota Corolla . O novo Nissan Sentra é uma das raras novidades dessa terra árida, e chega ao Brasil com preços entre R$ 148.490 e R$ 173.290

Vendido apenas nas versões Advance e Exclusive , o modelo deixou de lado a básica Sense para focar nas configurações mais vendidas do Corolla, a XEi de R$ 153.290 e a Altis Premium de R$ 176.190. O Sentra Sense não será trazido, algo explicado pelo fato do  Versa fazer esse papel na mesma faixa de preço.

Falando em versões, a Nissan afirma que o Advance já estará disponível nas concessionárias nesta semana, enquanto o Exclusive chegará até o final do mês.

A Nissan quer dominar 12% do segmento dos sedans médios , algo que parece ser possível. Só para contextualizar, o Corolla alcançou 86,46% no mês passado, tendo sido o décimo quinto carro mais vendido do nosso mercado. O caríssimo  Honda Civic vem em segundo lugar e o já cansado Chevrolet Cruze , em terceiro.

Na prática, o novo Sentra chega para ocupar uma lacuna que já foi do Civic, o arquirrival histórico do Corolla. Acabou que o Honda levantou para deixar o Nissan sentar no seu lugar.

Opção de teto bicolor destaca o novo Sentra em seu segmento
Julio Cabral
Opção de teto bicolor destaca o novo Sentra em seu segmento

Quanto ao mix de vendas das versões, a marca japonesa pretende dividir 55% para o Advance e 45% para o Exclusive. Vamos ao que eles têm de itens de série: 

Sentra Advance - R$ 148.490

Vem de série com ar-condicionado digital de duas zonas ; painel de instrumentos analógico com tela central de sete polegadas; banco do motorista com regulagens elétricas e aquecimento para os dianteiros - todos contam ainda com a tecnologia Zero Gravity, um detalhe que os torna mais confortáveis -; acendimento automático dos faróis; alerta de objetos no banco traseiro; faróis de LEDs; câmera de estacionamento traseira; central multimídia de oito polegadas ; sistema de som com seis alto-falantes; borboletas para troca de marchas; entre outros. 

A segurança é complementada por seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), alerta de colisão frontal (inclui frenagem automática); monitoramento da atenção do motorista (a tecnologia vê por cerca de 30 minutos o seu padrão de direção e o alerta caso você se desvie muito dele) e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. 

Sentra Exclusive - R$ 171.590

Acrescenta alerta de tráfego cruzado traseiro (avisa se houver algum veículo vindo em sua direção na hora de dar a ré); alerta e prevenção de mudança de faixa ; faróis inteligentes (adaptam-se às condições de tráfego); monitoramento de ponto cego; partida remota do motor; controle de cruzeiro adaptativo; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; som Bose de oito alto-falantes; teto solar e visão de 360 graus com detecção de objetos em movimentos. 

A versão Exclusive do novo Sentra tem como opcional o revestimento em dois tons
Julio Cabral
A versão Exclusive do novo Sentra tem como opcional o revestimento em dois tons


Sentra Exclusive Interior Premium - R$ 173.290

Soma apenas os revestimentos de couro no tom sand (ou areia), uma cor que está mais para caramelo.

As cores branco e cinza têm opção de teto bicolor, mas se você não curtir essas combinações, há também preto e prata.

Em relação aos itens, o principal ponto que destoa é o uso de freio de estacionamento acionado pelo pé . Atuando apenas nas rodas traseiras, o princípio de funcionamento é o mesmo de um freio de mão convencional. 


Conjunto mecânico atualizado

Embora tenha mantido a mesma litragem e algumas características do motor 2.0 do Sentra anterior - incluindo o bloco -, a Nissan diz que o propulsor é de nova geração. Com comandos variáveis de válvulas e injeção direta, o quatro cilindros gera 151 cv de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm . Ao contrário do Corolla e do Cruze, o Sentra usa apenas gasolina, enquanto o câmbio é sempre o CVT de oito marchas simuladas.

Um dos destaques da renovação mecânica é a adoção do Ciclo Atkinson , solução que permite que todos os tempos da combustão (admissão, compressão, expansão e exaustão) do motor sejam feitos em apenas uma volta do virabrequim. É um princípio que se diferencia do Ciclo Otto normal em eficiência e, por isso mesmo, costuma ser usado em híbridos.

Segundo dados oficiais, o Sentra arranca de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade máxima de 200 km/h. Por sua vez, o consumo de combustível é de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Mimos para os primeiros compradores

A Nissan criou um incentivo para os 100 primeiros compradores do sedã. Eles  receberão um kit com itens que incluem o pacote plus do Nissan Protect (com três revisões grátis e um ano extra de assistência), cartão de combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem personalizada com roteiro feito pelo Instaviagem (duas diárias inclusas, com direito a jantar, seguro e presente no quarto), além de uma mala de viagens personalizada criada pelo estúdio de design da marca e pela grife Pace.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!