A grade frontal do Peugeot 3008 Allure também muda, assim como os faróis que perdem acabamento máscara negra
Cauê Lira/iG Carros
A grade frontal do Peugeot 3008 Allure também muda, assim como os faróis que perdem acabamento máscara negra

O Peugeot 3008 desempenha um papel muito importante para a PSA no Brasil. Eleito o Carro do Ano na Europa em 2017, o SUV foi o primeiro produto lançado por aqui sobre a nova plataforma EMP2 - que dará origem à nova família de compactos do conglomerado francês. Em sua nova versão Allure, o 3008 inicia o ciclo de consagração, eliminando alguns equipamentos na base canetada para ficar mais barato e atraente.

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O que rodou? A partir de agora os faróis full-LED, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com regulagens elétricas são exclusivos dos modelos mais caros, Griffe (R$ 160.990) e Griffe Pack (R$ 166.690). Dessa forma, o SUV chega ao Brasil com uma etiqueta bem convidativa: R$ 139.990

Algumas alterações no para-choque e nova grade frontal também deixam sua aparência mais simples, assim como os faróis que perderam o acabamento com lentes escurecidas. Após observar todas as mudanças e o preço que a Peugeot pede por ele, fica claro que a versão Allure fará sucesso com potenciais clientes. Mas será que é suficiente para bater rivais como VW Tiguan (R$ 129.990) e Jeep Compass (R$ 116.990), ainda mais considerando a desvalorização?

Digno das passarelas

Beleza está nos olhos de quem vê, mas ao menos em nossa redação é unanimidade que o Peugeot 3008 é o mais chamativo da categoria - ainda mais trajando o belo Vermelho Ultimato, cor especial de lançamento da versão Allure. É como se o SUV tivesse sido projetado pelos estilistas da Louis Vuitton, apostando em um conceito que, ao mesmo tempo, é familiar e vanguardista.

O design de “automóvel” não nega sua proposta: o asfalto. A Peugeot nem fez questão de adicionar adereços aventureiros ou versões com tração 4x4 na gama 3008. Isso se repete no interior, que conta com o pequeno volante multifuncional de base achatada e cockpit virtual. Outro componente que foge do convencional é o painel central, com teclas que imitam um piano nos comandos de mídia, conectividade e conforto.

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Ao volante, fica claro que o modelo ainda tem forte sotaque francês e está acostumado com as ruas bem pavimentadas de Paris. Na esburacada São Paulo, ele lê todas as imperfeições do solo - característica que donos de SUVs evitam - além de sacolejar em saídas de lombadas.

Au volant!

Entretanto, a rigidez na suspensão Allure permite que o motorista abuse um pouco mais nas curvas. Além de possuir controle de estabilidade e tração, a direção é rápida e responsiva, ajudando nessa pegada mais “esportiva” na comparação com os rivais. Para ultrapassagens rápidas na estrada, basta dar um ou dois toques na aleta para trocas de marcha atrás do volante e pisar fundo. Eis um raro exemplar de SUV que não compromete o prazer ao volante.

O motor é o mesmo 1.6 THP que você já conhece em todos os outros modelos da PSA no Brasil, rendendo 165 cv a 6.000 rpm e bons 24,5 kgfm entre 1.400 a 4.000 rpm. Isso significa que o 3008 disponibilizará sua força em toda a faixa útil de rotação, garantindo mais agilidade na cidade. Apesar de ser turbo com injeção direta e bem silencioso, a PSA já conta com opções mais modernas na Europa - entre elas, o novo 1.6 Puretech que passa de 200 cv.

O câmbio de de seis marchas tem relações longas, que funciona bem com o motor com boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Mas ainda fico com a impressão de que o 3008 poderia ser mais econômico na cidade. De acordo com o Inmetro, o utilitário é capaz de marcar 9,8 km/l em circuito urbano e 12,1 km/l na estrada, com gasolina.

Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, tanto para os joelhos quanto ombros. O porta-malas tem bons 520 litros de capacidade, o que dá para levar a bagagem de cinco ocupantes. 

Mas e a desvalorização?

O interior do Peugeot 3008 conta com revestimentos de boa qualidade, além do design expressionista
Divulgação
O interior do Peugeot 3008 conta com revestimentos de boa qualidade, além do design expressionista

O Peugeot 3008 subiu a moral da PSA no Brasil, mas modelos franceses continuam sofrendo com o preconceito.  Para melhorar os serviços, a marca iniciou uma assídua campanha de marketing do pós-venda, isentando o cliente que não estiver satisfeito com o serviço de pagamento.

De acordo com a Agência Autoinforme, a desvalorização do Peugeot 3008 após um ano é de 8,7%, resultado melhor que o compacto Hyundai Creta e seus 8,9%. O irmão de sete lugares, 5008, também adquiriu bons resultados, garantindo a marca de SUV que menos desvalorizou no primeiro semestre de 2019.

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O processo de reestruturação das marcas francesas no Brasil é longo, mas o sucesso da Renault nas vendas (quarta colocada, desbancando a Ford) e produtos sólidos como o Peugeot 3008 podem alterar o panorama. Confiemos na revolução.

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Ficha técnica

Preço:  a partir de R$ 139.990

Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a  1.400 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)

Tanque : 53 litros

Porta-malas: 520 litros

Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 8,9 segundos

Vel. Max: 206 km/h

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