Versão Plug-In também pode rodar até 965 km sem abastecer. Mas é diferente da que será vendida no Brasil ainda no primeiro semestre, diz a fabricante


Entre as novidades que a Toyota mostra no Salão de Nova York (EUA), que será aberto ao público entre 25 de março e 3 de abril, destaca-se o modelo híbrido  Prius Prime , versão plug-in (pode ser ligada na tomada para recarregar as baterias).

Trata-se de uma configuração diferente da que vai começar a ser vendida no Brasil, ainda no primeiro semestre, de acordo com o que foi confirmado pela reportagem de i G Carros. Aqui, o Prius virá importado do Japão, com um motor 1.8, a combustão, que serve de gerador para as baterias, quando estiverem descarregadas, sem poder ser ligado a nenhum tipo de tomada. 

No caso do Prius Prime, uma das principais vantagens é a maior autonomia e o melhor desempenho no modo elétrico. De acordo com a fabricante, usando apenas o motor movido a eletricidade, pode-se rodar em torno de 35 quilômetros e atingir 135 km/h. Além disso, o consumo médio da nova versão Prime é o menor entre todos os carros híbridos plug-in vistos até agora, chegando em inacreditáveis 71,4 km/l.  Considerando o quanto o carro pode rodar sem abastecer, chega-se a outra marca recorde: 965 quilômetros.

Para chegar a ser tão econômico, o carro usa o motor elétrico alternadamente com o a combustão e conta com recursos como a grade dianteira que reduz o arrasto aerodinâmico (Cx de apenas 0,24) por se mover quando necessário. Há também para-choques redesenhados e um vidro traseiro com formato próprio para reduzir ao máximo a resistência do ar. 

Na comparação com o Prius convencional, o Prime tem tela de 11,6 polegadas, sensível ao toque como parte do sistema multimídia com som de alta-fidelidade JBL, GPS e totalmente compatível com Android Auto e Apple Carplay. Outros dois destaques ficam por conta da climatização inteligente (com compressor elétrico) e o sistema que faz o carro estacionar sozinho, mesmo em vagas perpendiculares.  Veja abaixo o video oficial do Prius Prime .