Esportivo feito com a mesma base do Mazda MX-5 será mostrado para medir a reação do público. Chegada às lojas ainda é incerta no Brasil

Fiat 124 Spider
Divulgação
Fiat 124 Spider

A Fiat comemora os 50 anos do conversível 124 Spider com uma bela galeria de imagens e com videos. Embora sua chegada às lojas no Brasil ainda seja incerta, o carro será uma das atrações da marca italiana no Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os próximos dias 10 e 20. A ideia é estudar a aceitação do carro no País e mostrar algo diferente e moderno para chamar atenção.

LEIA MAIS: Fiat mostrará a picape Toro com motor 2.4 flex no Salão do Automóvel

A versão original, de 1966, o Fiat 124 Spider vinha com motor 1.5, de quatro cilindros em linha, alimentado por carburadores duplos verticais. Rendia 90 cv e funcionava com câmbio manual de cinco marchas, o que ajudava a atingir até 170 km/h. Três anos depois, o 124 Spider recebeu retoques no desenho que inclui novas rodas e lanternas redesenhadas, além do novo motor 1.6, com duplo comando no cabeçote e dois carburadores, o que fez a potência saltar para 110 cv, o suficiente para o roadster atingir 180 km/h.

Mais algumas novidades apareceram em 1972, quando o 124 ganhou mais  detalhes estéticos tanto por for a quanto por dentro e trocou o 1.6 por um 1.8, vindo do Fiat 132. E em 1978 a cilindrada do motor de quatro cilindros atingiu 2 litros e o estúdio de estilo Pininfarina apresentou a nova geração do Spider , no Salão de Genebra (Suíça). Entretanto, foi em 1983 que o roadster chegou ao ápice do desempenho, com o motor Volumex, sobrealimentado, de 136 cv, desenvolvido principalmente para o mercado americano. 

LEIA MAIS: Fiat Uno ganha os novos motores modernos e econômicos que merecia

O renascimento, depois de mais de 30 anos

Depois disso, o Spider deixou de ser produzido por três décadas. E apenas agora volta ao mercado com a mesma estrutura do Mazda MX-5 Miata e motor 1.4 MultiAir, de 166 cv e 25,4 kgfm de torque na versão mais apimentada Abarth.

LEIA MAIS: Fiat lança Punto 2017. Versão esportiva T-Jet deixa de ser oferecida

Vem também conta com tração traseira e câmbio manual de seis marchas, para agradar aos puristas que realmente apreciam o prazer de guiar um legítimo roadster. Porém, existe a opção de caixa autommática como opcional. De acordo com os números da Fiat , o atual 124 Spider Abarth faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e atinge 217 km/h. Veja a galeria de imagens acima e, abaixo, o video em comeração aos 50 anos do roadster. 





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.