Carlos Tavares (esq.) e o presidente francês Emmanuel Macron durante o Salão de Paris
Divulgação/Stellantis
Carlos Tavares (esq.) e o presidente francês Emmanuel Macron durante o Salão de Paris

Emmanuel Macron, Presidente da França , anunciou um novo programa de subsídios para veículos elétricos no país.

Anteriormente a taxa de  incentivos para veículos elétricos era padronizada em €6.000 (R$ 31.303,23), entretanto, as famílias com menos renda se beneficiarão de €7.000 (R$ 46.520,43) de subsídios , enquanto para outros compradores, o auxílio será de €5.000 (R$ 26.086,02).

Além disso, a população de baixo poder aquisitivo no país terá acesso a um programa de aluguel social de veículos elétricos , onde a partir de 100 euros (R$ 521,72) mensais, o consumidor poderá contar com um veículo elétrico, mas a medida só deve entrar em vigor em 2024 .

Essas medidas podem ajudar a conter o aumento dos preços dos carros elétricos que sofrem com a disparada nos custos de materiais como níquel , cobalto e lítio , que são utilizados para a produção das baterias .

Esse aumento fez o valor do Dacia Spring , versão europeia do Renault Kwid E-Tech , ficar 11% mais caro , e agora, mesmo com o incentivo máximo, sai por €12.800 (R$ 66.780,22), custando mais que um Sandero no mercado francês.

Em declaração ao jornal francês Les Echos, Macron afirmou que a indústria local precisa “ acordar ” para competir com Estados Unidos e China e que há planos para isso:

“Temos um estratégia industrial para que as pessoas comprem cada vez mais carros franceses” afirmou Macron.

O Presidente francês espera que novos veículos elétricos lançados pela Stellantis e Renault possam ter preços atrativos e competir com modelos fabricados na China , como o caso do Dacia Spring .

Somente o Renault Zoe , Megane E-Tech, Kangoo E-Tech, DS3 E-Tense e Opel Mokka-e são produzidos na França. O  Peugeot E-208 , veículo elétrico mais vendido no país, é fabricado na Eslováquia .

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Durante o Salão do Automóvel de Paris, Macron assegurou que mais modelos serão fabricados no país, e tanto o braço francês da Stellantis (Peugeot, Citroën, DS) e o Grupo Renault planejam produzir mais veículos elétricos no território francês.

Em 2024 serão produzidos a nova geração do Renault Scenic e do Renault 5, com o Renault 4 chegando no próximo ano.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis afirmou que em breve chegarão a 12 veículos elétricos produzidos no país como ação para “proteger a indústria automotiva francesa”.

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