Apesar do crescimento na comercialização de carros elétricos por todo o mundo, o custo desses automóveis ainda é a principal barreira. Esse custo elevado se dá por conta das baterias, que são produzidas com elementos químicos escassos e de difícil extração.
Segundo a GM
, a nova geração de baterias da fabricante com a tecnologia Ultium
terá custo 40% menor do que os modelos de baterias atuais, e ainda irá permitir um custo de manutenção similar a dos veículos equipados com motores a combustão, considerando carros com porte e equipamentos similares.
Segundo a GM, os custos devem ser equiparados a partir da metade da década, incluindo em modelos compactos pensados para a América do Sul.
A nova geração de baterias terá planos extensos de garantia para oferecer tranquilidade para os consumidores e confiabilidade para quem comprar um veículo no mercado de usados.
A GM ainda afirma que as baterias com a tecnologia Ultium possuem mais densidade energética , o que permite maior eficiência e armazenar mais energia, sem a necessidade de ampliar o tamanho físico nas baterias.
O Blazer EV será o primeiro modelo no Brasil ser equipado com a nova tecnologia de baterias, e terá autonomia de cerca de 530 km e capacidade de recargas ultra-rápidas, onde 130 km de alcance são recuperados em 10 minutos.
O SUV Premium terá performance digna de esportivo, serão 564 cv de potência 89 kgfm de torque entregues de forma instantânea. O conjunto motriz é capaz de levar o Blazer de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Esses dados são melhores do que o do Chevrolet Camaro , tradicional esportivo americano equipado com um motor V8.
Além da viabilidade em relação ao custo e autonomia, ainda existem muitos mitos em relação aos carros elétricos
, que estão sendo esclarecidos por meio de campanhas educativas e por uma quantidade crescente de depoimentos por parte dos consumidores de suas experiências com os EVs, os únicos realmente zero emissão.
A GM
também se posiciona para tirar as dúvidas dos consumidores a respeito dos carros elétricos, e criou uma websérie chamada “Carro elétrico, sem dúvida”, onde aborda mitos e outras questões que clientes pensam sobre os modelos elétricos.
“Uma dúvida que consumidores tem é se um carro elétrico pode dar choque quando passa por uma enchente. Isso não acontece, já que esses automóveis contam com tecnologias de proteção e isolamento , capazes de cortar a energia caso detectem uma situação de risco”, lembra Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.
O episódio mais recente aborda sobre o som, que no caso dos carros elétricos é quase inexistente, e em baixas velocidades , alguns modelos até emitem um sinal sonoro para que pedestres saibam que há um carro em movimento.
“Os veículos elétricos chegam a ser 10 vezes mais silenciosos
que um a combustão, que os tornam mais confortáveis para os condutores, pois podem conversar sem precisar aumentar o tom da voz. São também melhor para todos ao redor, devido ao fato de contribuírem para a redução da poluição sonora nas cidades”, completa Moraes.
Nos Estados Unidos, onde o comércio de carros elétricos das marcas da General Motors está mais avançado, a marca possui um número telefônico onde consumidores podem tirar dúvidas diretamente com um consultor da marca, e podem inclusive, agendar um test drive na concessionária mais próxima.