Volkswagen ID.4 roda em testes no Brasil desde 2021
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen ID.4 roda em testes no Brasil desde 2021

A Volkswagen confirmou que vai lançar o SUV elétrico ID.4 no Brasil no segundo semestre do ano. Com tamanho situado entre o Taos e o Tiguan , o modelo foi exibido no nosso país em 2021 e, desde então, fez outras aparições. 

Não é o único elétrico da marca que foi demonstrado no país. Outro que está muito perto de ser trazido é o ID.3 , um hatchback com porte de Golf . A Kombi futurista ID. Buzz  também já deu as caras por aqui. 

Abrir os serviços com o ID.4 faz mais sentido, dado que os diferentes segmentos de SUVs são grandes destaques em vendas no país. Ainda há o ID.5 , a versão cupê do utilitário, modelo que deve ser trazido também.

“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

Pensado desde o início como um carro elétrico , o ID.4 é construído sobre a plataforma modular elétrica MEB, o SUV consegue aproveitar melhor a relação entre tamanho da carroceria e espaço na cabine.

São 4,58 metros de comprimento e 2,76 m de distância entre-eixos. Para você ter um parâmetro de comparação, o Tiguan Allspace tem 2,79 m, mas mede 4,70 m de uma ponta a outra.

Um  carro elétrico não precisa de cofre de motor avançado, o que o permite também ter balanços curtos (balanço é a distância entre o eixo e a ponta do para-choque), liberando espaço para pessoas e carga. O bagageiro é de 543 litros, 45 litros maior que o do Taos.

Quanto às especificações mecânicas, a VW ainda não divulgou qual será a configuração que virá para o Brasil, entretanto, as unidades que rodam por aqui em testes são equipadas com baterias de 77 kWh , que fornecem energia para um motor de 204 cv e 31,6 kgfm de torque .

Essa configuração é capaz de percorrer 522 km com uma carga completa , mas vale ressaltar que esses números são medidos no ciclo europeu WLTP , e serão atualizados para os padrões do Inmetro quando o veículo for oficialmente lançado por aqui.

Além dessa opção de motor que traciona apenas as rodas traseiras, na Europa há a versão esportivada GTX , que conta com 299 cv e dois motores elétricos , um em cada eixo. Apesar de um pouco mais envenenada, essa versão não deve ser oferecida por aqui.

No comunicado oficial, a Volkswagen adiantou que o modelo chegará com ar-condicionado digital de três zonas (duas dianteiras e uma traseira), airbag central (que segundo a marca evita choque entre os ocupantes em caso de colisões graves), frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista e assistente traseiro de saída de vaga.

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