A tão aguardada chegada do Toyota GR Corolla está cada vez mais perto, apesar de ainda não ter sido confirmada pela marca. O que se sabe é que o modelo será oferecido por aqui, mas os colegas da versão argentina do portal Motor1.com descobriram que chegarão apenas 300 unidades ao mercado brasileiro .
Durante a apresentação da Hilux GR-Sport , a equipe do portal argentino entrevistou Daniel Herrero , responsável pela divisão esportiva Gazoo Racing da Toyota na América so Sul. Durante a entrevista, o executivo revelou detalhes sobre a situação do GR Corolla e também do GR Yaris .
De acordo com Herrero, as conversas se iniciaram com o lançamento do GR Yaris , derivado do hatchback de corrida que compete no campeonato mundial de rali No lançamento do veículo, a Toyota da Argentina se interessou por 300 das 25 mil unidades produzidas do modelo, enquanto a filial brasileira não quis nenhuma.
O problema é que o Yaris foi um sucesso global, o que motivou a empresa a ir além e criar uma versão do Corolla preparada pela Gazoo Racing , e que acabou sendo destinado para países que não venderam o GR Yaris . Além do Brasil, os Estados Unidos são um exemplo.
O GR Corolla conta com o mesmo propulsor G16E-GTS do Yaris, ou seja, o 1.6 turbo de 304 cv de potência (reajustado para render 43 cv a mais do que o Yaris) e torque entre 37,7 e 40,8 kgfm, dependendo da versão. Assim como no Yaris, o câmbio é manual de seis velocidades e a tração, por sua vez, é integral.
“A data exata [de chegada] e o preço ainda não foram definidos, mas esperamos que as primeiras unidades cheguem no final deste ano. Haverá dois níveis de acabamento, incluindo uma 'Circuit Edition' com todos os equipamentos opcionais".
O que se sabe é que a versão “básica” do GR Corolla contará com bancos esportivos (com desenho que lembram os modelos concha) e três opções de cores: Preto, Branco e Vermelho. Nos Estados Unidos há a opção de pacote de climas frios que adiciona aquecedor para bancos e volante, e de tecnologia, que acrescenta navegador com GPS, sistema de som aprimorado e carregador sem fio para celular.
A versão Circuit Edition apresenta itens visuais mais exóticos como aerofólio , teto em fibra de carbono , som premium e os opcionais da versão anterior. Além disso, o diferencial nessa opção é blocante para os dois eixos.
Já a topo de linha é a Morizo Edition , batizada em homenagem ao ex-CEO da Toyota, Akio Toyoda, que participava de competições utilizando o codinome “Morizo”.
Essa variante mais esportiva é focada no desempenho em pista, e pensando em reduzir peso, remove itens não essenciais no uso severo, tais como limpador traseiro , alto-falantes , bancos traseiros e os controles de vidros elétricos das portas de trás. Também há capacidade extra para carregar pneus até a pista, já que só oferece dois bancos.
O mercado brasileiro de esportivos também irá ganhar um concorrente de peso para o GR Corolla , o Honda Civic Type-R , esportivo que vai desembarcar no Brasil ainda em 2023. Será a primeira disputa dos carros em versões hatchback.