Não é novidade que a Chevrolet não dava mais tanta atenção para o Camaro , muito por conta do baixo volume de vendas que o modelo registrou nos últimos anos. Nesta quinta-feira, a fabricante de Detroit emitiu um comunicado confirmando o fim da produção da sexta geração do Camaro em janeiro de 2024 .
Assim como acontece com o Dodge Challenger , o último ano de produção terá edições especiais. No caso do Camaro, o pacote especial Collectror’s Edition estará disponível para encomendas nos próximos meses e terá inspiração nos primeiros Camaros, lançados ainda na década de 60.
Mais detalhes sobre a edição serão revelados no lançamento do carro, que está programado para o verão do hemisfério norte, que irá durar entre Junho e Setembro. Segundo o comunicado da Chevrolet, o pacote comemorativo estará disponível para as versões RS , SS e um número limitado da endiabrada ZL1 .
Essa será a segunda vez que o Camaro deixará de ser fabricado. Lançado em 1966, a primeira geração foi produzida de 1967 até 1969 , com mais três gerações sendo fabricadas sem pausas até 2002 , quando as baixas vendas interromperam a produção.
Em 2006, a Chevrolet levou para o Salão de Detroit o conceito de um novo Camaro, que logo caiu nas graças do público e entrou em produção em 2009.
O modelo foi um sucesso no começo, tendo ficado muito famoso antes mesmo do seu lançamento, já que protagonizou o filme Transformers , de 2007. Na ocasião, um conceito do Camaro se tornou a forma veícular que Bumblebee adotava para circular na Terra.
No Brasil, a dupla sertaneja Munhoz e Mariano alcançou o topo das paradas com a música Camaro Amarelo , de 2012. Com certeza você se lembra, mas para que você fique focado no texto, não vou citar a letra aqui.
A sexta geração do Camaro chegou às lojas em 2015 já como modelo 2016, e apesar de ser produzido em uma plataforma completamente nova, o visual continuava muito parecido com o da quinta geração, principalmente na área envidraçada.
A atual “encarnação” registrou o volume mais baixo de comercialização do Camaro. Em 2020, por exemplo, as vendas caíram 38% , e não emplacaram nem 30 mil unidades. As versões com motor V6 nunca fizeram tanto sucesso, e muito menos o motor 2.0 turbo no ciclo de vida atual.
Após 2024, não se sabe o que será do Camaro. Especula-se que ele se torne uma submarca dentro do guarda-chuva da General Motors. No comunicado, o vice-presidente global da Chevrolet, Scott Bell, tratou de tranquilizar os fãs do modelo: “Apesar de não estarmos anunciando um sucessor imediato, fiquem calmos, este não é o fim da história do Camaro”.
A tendência é que o Camaro se torne um carro elétrico , talvez para competir com o Mustang Mach-E por exemplo. Essa tendência é reforçada pelos planos da General Motors de apenas ofertar veículos movidos a eletricidade a partir de 2035, então, amantes do Corvette , já se preparem para o inverno que chegará em menos de 12 anos.
Se o Camaro não fugiu da eletrificação e, por enquanto, o mesmo não pode ser dito sobre o Corvette, que na geração atual, além de ter adotado motor central pela primeira vez, recebeu um conjunto mecânico híbrido .