Ainda tem quem ache que um carro elétrico não pode ser esportivo, por ficar pesado ao carregar tantas baterias. O Chevrolet Corvette chamado Genovation GXE prova o contrário, ao obter o título de carro elétrico mais rápido do mundo. O modelo, convertido para ter um motor elétrico, alcançou 330,9 km/h no último teste feito na pista de pouso da NASA em Cape Canaveral (EUA).
Para tornar-se um carro elétrico , o Chevrolet Corvette deixou do lado o motor 7.0 V8 LS7 de 513 cv e 65,2 kgfm de torque – este era um Corvette Z06 . No lugar, entrou uma combinação de dois motores elétricos e uma bateria de 44 kWh, o que equivale a 608 cv e 65 kgfm de torque. Ou seja, esse esportivo é ainda mais rápido do que o anterior em números, além de ter a vantagem do torque instantâneo dos carros elétricos (como contamos no teste do BMW i3 ).
LEIA MAIS: Nissan GT-R bate recorde mundial de drift mais rápido. Veja vídeo
Com essa configuração, o Corvette Genovation GXE conseguiu alcançar os 330,9 km/h (205,6 milhas por hora), superando a marca anterior de 300,6 km/h por mais 30,3 km/h. A marca anterior foi feita também pelo Corvette Genovation GXE , em março deste ano. O recorde foi concedido pela International Mile Racing Association (IMRA), organização que regula corridas de arrancada nos EUA.
LEIA MAIS: Venom GT Spyder atinge 427,35 km/h e bate recorde. Veja vídeo
Produção limitada
O melhor do Corvette Genovation GXE é que ele foi feito para ser um carro elétrico de rua. A Genovation Cars quer montar e vender o esportivo como uma edição limitada assim que terminarem os testes. Não vai ser um carro para viajar por aí, já que a autonomia é de apenas 130 milhas (210 km), o suficiente para andar pela cidade, mas não para uma viagem mais longa. Pelo menos tem o argumento de beber muito menos do que o 7.0 V8 original do Z06.
Atualmente, o carro elétrico de produção mais rápido é o Tesla Model S , que chega a 250 km/h antes que o motor limite a velocidade máxima – a Tesla diz que é para proteger as baterias. Talvez um dia a Tesla resolva tirar o limitador de um de seus carros só para mostrar até que velocidade ele vai. Até lá, o título vai ficar com o Corvette Genovation GXE – ou, pelo menos, até o protótipo da Croácia Rimac Concept One provar que chega mesmo a 354 km/h.