A Volkswagen Amarok pode receber uma variante SUV em breve. A marca confirmou ao site australiano Motoring que está desenvolvendo o modelo e estudando a possibilidade de lançar este utilitário, embora a produção ainda não esteja confirmada. Devido suas dimensões, deve ser um veículo de sete lugares e será um produto global, de olho principalmente nos Estados Unidos – onde a picape não é vendida.
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O que joga a favor deste novo modelo é a possibilidade de chegar às ruas com o motor 3.0 V6 turbodiesel, uma das novidades da Volkswagen Amarok reestilizada. O motor também é utilizado no Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg, o que daria volume de produção e ajudaria com custos. Outra opção seria usar o 3.6 V6 movido a gasolina para os países que não aceitam o uso de diesel, como o Brasil.
Carlos Santos, diretor de vendas de veículos comerciais da Volkswagen Australia, disse ao Motoring que um SUV da Amarok sempre esteve nos planos da marca. A ideia ganhou força com a necessidade da fabricante em participar mais ativamente do segmento de utilitários, principalmente nos Estados Unidos. O uso do novo motor 3.0 V6 turbodiesel serviria como uma forma de apagar a péssima imagem do 2.0 diesel envolvido no escândalo de fraudes de emissões de poluentes.
Segmento disputado
Montar utilitários baseados em picapes médias não é novidade. Há anos que outras marcas fazem isso, o que vai dificultar um pouco a vida da Volkswagen para entrar no mercado. A Toyota tem o SW4, a General Motors fabrica o TrailBlazer e a Ford tem o Everest – este último inédito no Brasil. Até mesmo a Nissan pensa em entrar no segmento, com um SUV criado sobre a nova geração da Frontier.
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Ainda que não confirmem a produção do SUV baseado na Volkswagen Amarok, tudo caminha para que ela inicie em breve. A picape, atualmente fabricado na Alemanha, terá sua produção transferida para a República Tcheca, de maior capacidade, o que libera a fábrica em Hannover para montar o SUV e abastecer boa parte do mercado global.
A outra fábrica que produz a Volkswagen Amarok é a de General Pacheco, na Argentina, de onde vem a picape vendida no Brasil. A localização mais próxima faz com que o complexo seja um possível candidato para fazer o SUV que será vendido nos Estados Unidos ao invés de importar da Europa. Se isso acontecer, aumentam as chances do utilitários ser vendido no resto da América Latina, incluindo o Brasil.
Fonte: Motoring