Uma das atrações que a Mercedes-Benz vai mostrar no Salão de Paris (França), entre os dias 1 e 16 de outubro, será a van elétrica conceitual batizada como Vision Van Concept. Mais do que um protótipo, o utilitário é uma nova proposta para transporte de cargas urbano. Já começa pelo fato de não poluir o meio ambiente, com emissão zero, já que é movida apenas a eletricidade.
Depois, a van conceitual da Mercedes dispensa motorista, por contar com tecnologia autônoma. Entre outros recursos, o modelo é capaz de utilizar drones para facilitar as entregas, de maneira que o carro não precise ficar estacionar em uma determinada zona da cidade. Os equipamentos voadores levam as encomendas até o endereço, independente da presença de alguém estar presente para receber ou não.
LEIA MAIS: Flagra! Picape da Mercedes é vista camuflada
Além disso, as operações de carga e descarga também são feitas automaticamente. Isso porque existe um sistema que cria uma preparação prévia antes de efetuar a entrega, reduzindo o tempo utilizado. Bom também é que o furgão fica sempre conectado à internet e, por isso, passa a oferecer um rigoroso controle de todas as etapas para o transporte as mercadorias.
Estilo futurista e técnica inovadora
Com desenho futurístico, o utilitário usa e abusa do prateado com ampla grade dianteira com LED que acaba servindo como uma espécie de tela para exibir uma série de desenhos e mensagens, caso necessário. Também chamam atenção a porta-lateral deslizante, a abertura do compartimento de carga e apenas um joystick, que serve para lidar com a carga . Além disso, o pequeno controle fica do lado esquerdo do motorista, próximo da janela, para mover os objetos no compartimento de bagagem. O que poderia ser o motorista acaba sendo um ajudante de entregas, apenas.
LEIA MAIS: Mercedes inaugura fábrica no Brasil, mesmo com mercado em crise
O motor é apenas elétrico, com bateria de 75 kWh, capaz de rodar entre 80 e 270 quilômetros, dependendo do uso. Por essas e uma série de outras características, a Vision Van Concept propõe uma jeito diferente de fazer entregas em cidades grandes, em que o trânsito caótico é sempre um fator preocuopante por envolver questões como tempo de entrega, risco de acidente e poluição do meio ambiente. Assista abaixo ao vídeo do protótipo.