Cada vez mais os brasileiros estão pegando gosto pelos carros automáticos. A conveniência de não ter que se preocupar em trocar a marcha é uma benção no anda-e-para dos congestionamentos. No entanto, as transmissões automáticas tem um item bem importante na lista de defeitos: A imensa maioria bebe mais combustível do que as versões com câmbio manual. Por isso, vamos te ajudar a escolher um automático com bom rendimento, mostrando os 5 modelos mais econômicos segundo o Inmetro.
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As regras do ranking são simples. Usamos o consumo de gasolina na estrada como item principal, por variar menos e não excluir os carros automáticos que não são flex. Diferentemente das outras listas que fizemos envolvendo automáticos, dessa vez os câmbios automatizados foram aceitos – podem dever no desempenho, mas não fazem feio no consumo. Por fim, limitamos a lista a carros até R$ 80 mil, para evitar os híbridos e elétricos.
Volkswagen Up! 1.0 MSI I-Motion
Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
14,0 km/l |
15,8 km/l |
9,4 km/l |
10,6 km/l |
Não basta ser um dos automóveis mais econômicos a venda, tem que ser também um dos carros automáticos com melhor rendimento. O Volkswagen Up! usa o câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas. Não é muito bom, já que é não é muito suave ou ágil nas trocas (mas é melhor do que muitos automatizados antigos). Pena que a única opção é o motor 1.0 MSI de 82 cv e 10,4 kgfm, sem que seja combinado ao 1.0 turbo de 105 cv.
Ford Fiesta 1.0 EcoBoost PowerShift
Gas olina |
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Cida de |
Estra da |
12,2 km/l |
15,3 km/l |
O motor 1.0 EcoBoost finalmente estreou no Brasil no Ford Fiesta , oferecido na versão topo de linha Titanium Plus. Ao contrário da Volkswagen , que vende o Golf 1.0 TSI com câmbio manual, a Ford escolheu trabalhar apenas com o automatizado PowerShift de seis marchas. Longe do ideal, faz com que o motor de 125 cv e 17,3 kgfm perca um pouco de desempenho e beba mais do que deveria. Ainda assim, é o segundo mais econômico.
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Ford Fiesta 1.6 PowerShift
Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
11,2 km/l |
14,9 km/l |
7,8 km/l |
10,3 km/l |
Não quer pagar muito para ter o Ford Fiesta EcoBoost ? Tudo bem, invista no hatchback com motor 1.6. A diferença no rendimento, quando equipado com o mesmo câmbio PowerShift de seis marchas, não é tão grande assim. Vai ficar sem o ótimo torque em baixa rotação do 1.0 turbo, o que compensa no preço. Além disso, dá para procurar um modelo usado mais em conta e que seja bem equipado – talvez até a versão topo de linha.
Toyota Etios sedã 1.5
Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
12,2 km/l |
14,9 km/l |
8,4 km/l |
10,4 km/l |
No papel, tudo joga contra o Toyota Etios sedã. Afinal, combinar o motor 1.5 de 107 cv e 14,4 kgfm com um câmbio automático de quatro marchas (o mesmo do Corolla da geração passada), deveria fazer com que fosse um beberrão. Não é o caso. Os ajustes na transmissão deixaram o Etios mais esperto do que o seu irmão maior e bem mais econômico – a ponto de ter um rendimento bem parecido com o do modelo manual.
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Chevrolet Prisma 1.4
Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
11,9 km/l |
14,7 km/l |
8,1 km/l |
10,2 km/l |
A Chevrolet está espremendo tudo o que pode dos motores SPE/4 (atualização do antigo Econoflex). O Chevrolet Prisma 1.4 mostra que ainda tinha o que melhorar, já que é um dos carros automáticos mais econômicos do Brasil. A transmissão automática GF6 de seis marchas foi melhorada para casar melhor com o motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm. E, por ter seis velocidades, anda com mais suavidade do que os rivais.