Líder das vendas de seu segmento desde o início do ano, o Honda HR-V já tem uma margem de emplacamentos grande o suficiente para garantir sua primeira colocação entre todos os utilitários em 2016. Segundo os últimos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Autmotores (Fenabrave), o crossover japonês teve 51.434 unidades emplacadas de janeiro a novembro.
LEIA MAIS: Os 5 SUVs flex mais econômicos do Brasil, de acordo com o Inmetro
O valor é o suficiente para que o Honda HR-V deixe o Jeep Renegade na segunda colocação. O SUV da Jeep acumula 47.526 unidades no mesmo período, 3.908 unidades a menos. Considerando que o HR-V está emplacando uma média de 3.700 carros por mês, o único jeito do Renegade ultrapassar o rival seria se todas as concessionárias da Honda ficassem sem vender nada em dezembro.
A disputa binária entre HR-V e Renegade acaba em 2017, com a chegada de diversos rivais com força para mexer no segmento. A Hyundai terá o Creta , SUV compacto que será produzido em Piracicaba (SP), com motores 1.6 e 2.0 e que estará nas concessionárias a partir de janeiro. Já a Renault promete o Captur para março, utilitário com novo design e acabamento melhor do que o Duster .
Outra grande ameaça será o Nissan Kicks. O crossover já apresenta um bom desempenho de vendas, na casa das 1.500 unidades por mês desde o lançamento em agosto, acumulando 8.053 até novembro. E isso com uma enorme desvantagem: Só estava disponível na versão mais cara, de R$ 89.990. No fim de novembro, começou a receber nas lojas o modelo intermediário, por R$ 84.900. A configuração de entrada fica só para 2017, quando começa a produção nacional em Resende (RJ), prevista para março.
LEIA MAIS: 5 SUVs seminovos que custam até R$ 50 mil. Veja a lista
Alguns dos rivais virão renovados. A Ford trará o EcoSport reestilizado, com novo interior, central multimídia de verdade, novo motor 1.5 de três cilindros e design exterior alinhado com a nova identidade da marca, ainda sem data de estreia. Já a Chevrolet começou a vender o Tracker, com motor 1.4 turbo e uma nova cara baseada no sedã Cruze – continua a vir importado do México.
Compass chega atropelando
Se o Renegade não conseguiu a liderança em sua categoria, o Compass mostra que irá dominar com facilidade seu segmento. O novo modelo da Jeep emplacou 2.539 unidades em novembro, estreando na 19ª posição entre todos os SUVs à venda no Brasil. No acumulado, está com 2.891 unidades, o que o aproxima de utilitários de marcas premium como BMW X1 (3.090 unidades) e Audi Q3 (3.724). O resultado de novembro é melhor até do que de carros de outros segmentos, como Honda Civic (2.534).
LEIA MAIS: Conheça 5 SUVs seminovos que levam até 7 ocupantes a bordo
Vendido a partir de R$ 99.990, o Compass pode até roubar algumas vendas do Honda HR-V topo de linha por ser mais espaçoso. O único perigo para o Jeep poderia ser o Hyundai New Tucson, terceira geração do utilitário que será fabricada em Anápolis (GO). Porém, o veículo terá preço inicial de R$ 138.990, para manter o ix35 como uma opção mais em conta, na mesma faixa de valores que o Compass .