As fabricantes de veículos recomendam revisões periódicas para checagem de problemas e, entre outras coisas, fazer o alinhamento de carros. O processo visa regular os ângulos de direção e suspensão do veículo para melhorar o desempenho e aumentar a segurança dos ocupantes.
LEIA MAIS: Veja 5 reparos no carro que ajudam a economizar combustível
Antes de levar o veículo até a oficina mecânica, é importante que você entenda como funciona e para que serve o alinhamento de carros . É comum que o serviço seja confundido com balanceamento, mas são duas coisas completamente distintas e que visam objetivos diferentes, apesar de, normalmente, serem feitas ao mesmo tempo.
Para que serve o alinhamento de carros
Também chamado de alinhamento de rodas, o processo, recomendado a cada 700 quilômetros, serve para ajustar o ângulo das rodas e mantê-las perpendiculares ao solo e paralelas entre si. São revisados três ângulos:
· Divergência ou convergência: a inclinação dos pneus no eixo horizontal;
· Câmber: a inclinação dos pneus no eixo vertical;
· Cáster: a inclinação do pino mestre quanto à suspensão.
O objetivo dessa revisão é minimizar o desgaste dos pneus e melhorar o desempenho do veículo, já que a mesma é prejudicada quando as rodas apresentam irregularidades. Um alinhamento de carros bem feito elimina os riscos à segurança e beneficia o equilíbrio e desempenho do veículo.
LEIA MAIS: Confira 10 dicas para pegar a estrada com segurança nas férias
É comum que o alinhamento de pneus seja confundido com o balanceamento por quem não é familiar aos termos. Embora o balanceamento também diga respeito às rodas do carro ele tem como objetivo melhorar a estabilidade e desempenho do carro equilibrando as rodas, pneus e válvulas.
Sinais de que é preciso fazer o alinhamento
É recomendado ao motorista que cheque constantemente as rodas do carro para garantir que as mesmas não estão irregulares. O ideal, porém, é levar o veículo periodicamente para revisão, já que quando os sinais de irregularidade estiverem visíveis é possível que não haja mais conserto. Você pode conferir, no manual do seu veículo, quando é recomendado que seja feito o alinhamento.
Vale ficar atento às seguintes situações, que podem provocar o desalinhamento das rodas:
· Substituição dos pneus do carro;
· Forte impacto após passar por buracos, pedras e objetos;
· Substituição de elementos da suspensão ou direção do veículo;
· Após subir na guia de forma brusca ou realizar manobras com frequência no meio fio;
· Virar o volante do carro com o mesmo parado;
· Verificar que a calibragem dos pneus está irregular.
LEIA MAIS: Aprenda os principais cuidados com os pneus de seu carro
O alinhamento de carros garante mais economia, já que será desnecessário trocar constantemente os pneus por conta de desgastes e o atrito entre pneu e solo será menor, fazendo com que o motorista gaste menos combustível. Além disso, o conforto é maior por conta da menor resistência dos rolamentos, que deixam a direção mais leve e segura. O processo é simples e executado em cerca de 30 minutos.