Novo padrão de placas de identificação para veículos. Na esquerda está a placa para automóveis, caminhões e ônibus. Na direita, para motocicletas.
Divulgação/Contran
Novo padrão de placas de identificação para veículos. Na esquerda está a placa para automóveis, caminhões e ônibus. Na direita, para motocicletas.

O começo de 2017 era para ter sido marcado pela mudança de placas no Brasil, com o início da adoção do padrão que será usado pelos países do Mercosul . Era, pois a medida foi adiada em setembro passado e segue sem definição de quando será utilizado por aqui – embora Argentina e Uruguai já tenham adotado o sistema e o Paraguai tenha confirmado as novas placas para este ano.

LEIA MAIS: Veja como fica a nova CNH, válida a partir de janeiro de 2017

Placa padrão Mercosul? Pois é, a ideia é um passo a frente do sistema utilizado pela União Europeia. No Velho Continente, as placas tem um formato em que o logo da UE fica ao lado esquerdo, com uma sigla representando o país. A quantidade e sequência de letras e números é livre para cada nação. A Irlanda, por exemplo, usa 8 números e uma letra. A maioria usa 3 letras e 3 números.

As placas do Mercosul terão o nome do país no topo e, na lateral direita,  a bandeira do estado e brasão da cidade onde o veículo está registrado.
Divulgação/Denatran
As placas do Mercosul terão o nome do país no topo e, na lateral direita, a bandeira do estado e brasão da cidade onde o veículo está registrado.

Para os países latinos, haverá o padrão de 4 letras e 3 números, que podem ser ordenados da forma que cada governo definir. No topo da placa fica uma barra azul com o nome e a bandeira do país. Do lado esquerdo fica um QR Code, usado para identificação do veículo, enquanto do lado direito será colocada a bandeira do estado e o brasão da cidade. Todas terão o fundo branco e o que irá diferenciar o tipo de veículo é a cor da letra:

O novo sistema de cores para as placas com o padrão Mercosul. O fundo sempre será branco, o que muda são as cores das letras.
Divulgação/Denatran
O novo sistema de cores para as placas com o padrão Mercosul. O fundo sempre será branco, o que muda são as cores das letras.


Falta de sistema

No dia 8 de setembro de 2016, o Diário Oficial da União foi publicado com a resolução nº 620 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definida dois dias antes. Nela, a entidade expressou sua preocupação com a falta de um sistema que integre todos os países do Mercosul para fácil consulta do veículo, independente de qual nação ele seja. Ou seja, faltavam quatro meses para a adoção das placas e o sistema não estava pronto.

LEIA MAIS: Projeto de lei quer proibir motorista de dirigr com bêbado como passageiro

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil é o responsável pelo desenvolvimento deste sistema para todo o Mercosul. “Como se trata de um complexo sistema em desenvolvimento e que depende da cooperação de outros países, o Brasil não pode fixar uma data sem que haja concordância dos demais integrantes do Mercosul”, explica a entidade para a reportagem de iG Carros .

LEIA MAIS: Argentina adota novas placas automotivas para Mercosul

O que causa confusão é que outros países do Mercosul já começaram a utilizar as novas placas. O Uruguai foi o primeiro a adotar o desenho, usado em veículos novos desde março de 2056. A Argentina começou a utilizar as placas em abril de 2016, com certa urgência – o sistema anterior, de 3 letras e 3 números, estava chegando ao limite. Ao que tudo indica, o próximo será o Paraguai, que já confirmou a estreia do sistema para 2017. Considerando que a Venezuela foi suspensão do Mercosul  catótica situação política do país, é improvável que usem as placas. Com isso, o Brasil deve ser o último a adotar o sistema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!